Prefeitura do Jaboatão segue monitorando situação das chuvas

Notícias
Por Redação
5 de fevereiro de 2025 às 16h55min
Foto: Chico Bezerra

Com as chuvas ocorridas na manhã desta quarta (5), o município do Jaboatão dos Guararapes entrou no estágio laranja, de alerta. Desde cedo, o prefeito Mano Medeiros (PL) seguiu para a Sala Integrada de Emergência da Defesa Civil, localizada no Palácio da Batalha, em Prazeres, monitorando todas as ocorrências registradas no município.

Nas últimas 24 horas (das 12h da terça-feira até 12h desta quarta-feira), choveu 130mm. As regiões com maiores acumulados foram Muribeca, Cavaleiro e Piedade.

Foram registradas 77 ocorrências, neste mesmo período, sem feridos. A maior parte das solicitações para colocação de lonas (37 delas), além de 17 pequenos deslizamentos de barreiras, todas as ocorrências sem vítimas, vistoriadas pela Defesa Civil ou com vistorias em andamento.

Há 17 pessoas desalojadas, situação quando as famílias precisam sair temporariamente das suas residências, de forma preventiva. A Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco do município, além do rio Duas Unas e da Barragem Duas Unas, que estão em estágio de alerta. 

É muito importante que as ocorrências sejam registradas, para uma pronta resposta da Defesa Civil. A população pode entrar em contato pelo telefone 0800.281.2099 ou pelo WhatsApp 81 99195.6655.

GAD
A Defesa Civil colocou o Grupo de Apoio a Desastres (GAD) de prontidão 24 horas, enquanto permanecer o período de chuvas. A equipe é treinada para a pronta resposta, com equipamento próprio, incluindo trajes específicos para situações de alagamento e embarcações. 

Infraestrutura
As equipes estão nas ruas, realizando serviços de limpeza urbana, de canais e canaletas. Vale ressaltar que todo o trabalho preventivo que vem sendo realizado no município já apresenta resultados, sem o registro de alagamentos em áreas antes considerandas críticas, melhorando a mobilidade e trazendo mais segurança para a população.

Assistência Social
Dois abrigos estão prontos para atender a população, embora não haja desabrigados em Jaboatão, até o momento. Eles estão preparados com colchões, alimentos, material de higiene pessoal e toda a estrutura necessária. O encaminhamento, em caso de necessidade, é feito pela Defesa Civil do município.

CRAS de Cajueiro Seco – equipamento municipal, com capacidade para 80 pessoas.

Comunidade Obra de Maria, em Monte Verde – parceria firmada pela Prefeitura, com capacidade para receber até 300 pessoas.

Redação

Ouça agora AO VIVO