A pesquisa Real Time Big Data, divulgada na noite desta segunda (13) pela TV Guararapes/Record, aponta o prefeito do Recife, João Campos (PSB), liderando as intenções de voto para o Governo de Pernambuco em 2026. Em todos os cenários analisados, Campos aparece com mais de 60% das intenções de voto. O levantamento ouviu 1.500 eleitores de todas regiões do Estado, entre os dias 11 e 12 de janeiro, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
No primeiro cenário em que o senador Humberto Costa (PT) é incluído, João mantém 66%, enquanto a atual governadora, Raquel Lyra (PSDB), obtém 22% e o petista 4%. Outro cenário avaliado coloca Gilson Machado (PL) como concorrente, com Campos ampliando sua liderança para 67%, contra 22% de Lyra e 4% do ex-ministro do Turismo do Governo Bolsonaro.
No terceiro cenário, que inclui simultaneamente os nomes de Gilson Machado e Humberto Costa, João Campos mantém a liderança com 66% das intenções de voto. Raquel Lyra aparece com 22%, enquanto Humberto Costa e Gilson Machado têm 4% cada. Votos brancos e nulos somam 2%, e outros 2% não souberam ou não responderam.
Os números refletem o desempenho do socialista, que foi reeleito em 2024 com a maior votação da história da capital pernambucana, alcançando 78,11% dos votos válidos. Em contrapartida, a governadora vem trabalhando para tentar elevar os números de aprovação, principalmente na Região Metropolitana.
Avaliação de governo
A gestão da governadora Raquel Lyra é aprovada por 49% dos pernambucanos, mas sua desaprovação atinge os mesmos 49%, configurando um empate técnico. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresenta uma avaliação mais positiva no Estado. Sua gestão foi aprovada por 68% dos entrevistados, enquanto 30% desaprovam, e 2% não souberam ou não quiseram responder.