Praça de alimentação do Mercado da Boa Vista recebe melhorias

Notícias
Por Redação
9 de janeiro de 2025 às 08h15min
Foto: Edson Holanda

O Mercado da Boa Vista, um dos mais antigos e tradicionais espaços de comércio popular do Recife, está de cara nova. Nesta quarta (8), a Prefeitura do Recife, por meio da Conviva Mercados e Feiras – Autarquia Municipal, entregou mais uma etapa da requalificação do equipamento público, que agora conta com uma moderna coberta na praça de alimentação, nova iluminação na parte externa e interna do mercado, além de lixeiras. Em parceria com a empresa Coca-Cola também foram instaladas sombrinhas de frevo e novos mobiliários. O prefeito João Campos (PSB), ao lado de secretários municipais, visitou o local e cumprimentou os usuários e permissionários.

Esse é mais um passo importante do Mercado da Boa Vista. Em nossa primeira gestão, fizemos uma requalificação e agora atendemos a uma demanda muito grande, que foi fazer uma estrutura coberta mais adequada, principalmente para os dias de chuva“, explicou João Campos. “Mesmo em dias com o quadro chuvoso intenso, podemos continuar a ter as operações funcionando. Fizemos um projeto específico, buscando uma telha que traz conforto térmico, que tenha a possibilidade de abrir, garantindo que esse espaço tão querido pelos recifenses ganhe esse passo a mais em infraestrutura“, comemorou.

Também presente na visita, o diretor-presidente da Conviva Mercados e Feiras – Autarquia Municipal, Gabriel Leitão, destacou a importância da requalificação do equipamento, um lugar histórico construído na metade do século XIX. Apesar de não possuir, oficialmente, uma data de fundação, estima-se que sua idade seja próxima à do Mercado de São José, inaugurado em 1875. “Com essas melhorias, o Mercado da Boa Vista se moderniza sem perder o charme e a tradição que conquistaram gerações de recifenses. As obras preservam sua história ao mesmo tempo em que proporcionam um ambiente mais confortável e seguro para todos”, afirmou o gestor municipal.

A nova coberta do mercado foi construída com chapas de policarbonato, material resistente que permite a entrada de luz natural, reduzindo a sensação de calor no ambiente e tornando o espaço mais agradável para frequentadores e permissionários do mercado. Além disso, foram instalados toldos translúcidos que podem ser abertos e fechados conforme a necessidade, garantida a ventilação natural e uma boa iluminação nas quadras no período de sol e nos períodos de chuva, além de calhas para a drenagem das águas pluviais.

As melhorias também incluíram o retoque da pintura do piso em granilite, a colocação de novas lixeiras e a instalação de postes de iluminação, que iluminam tanto a parte interna quanto a externa do mercado, aumentando a segurança e valorizando a arquitetura do local. As obras, que receberam um investimento de R$ 820.423,78, fazem parte do plano de reformas e requalificação em mercados e feiras públicas da capital pernambucana.

Redação

Ouça agora AO VIVO