Loyo diz que ausência de Raquel no Recife foi estratégia de Daniel: “poderia ter sido diferente”

Notícias
Por Karol Matos
29 de outubro de 2024 às 11h30min
Foto: Thiago Azevedo

Em entrevista à Rádio Jornal Recife, na manhã desta terça (29), o presidente do PSDB Pernambuco, Fred Loyo, fez uma avaliação sobre o resultado das eleições em todo o estado. Ele refutou as afirmações da oposição de que o governo estadual não teria saído fortalecido nas eleições municipais deste ano. 

Para Loyo, as alianças “formais” entre partidos não deve ser levada em consideração, já que, por exemplo, os prefeitos reeleitos Lucielle Laurentino (Bezerros) e Gilvandro Estrela (Belo Jardim), além do deputado eleito em Surubim, Chaparral, integram o União Brasil, que está no arco de apoio a João Campos (PSB), mas são aliados da governadora Raquel Lyra (PSDB). Ele afirmou que, ao todo, a tucana terá 126 gestores a partir de 2025.

Questionado por que a governadora não usou essa influência – citada por ele – também no Recife, para tentar fazer de Daniel Coelho (PSD), o segundo mais votado na capital, Fred Loyo revelou que o próprio candidato foi quem escolheu conduzir sua estratégia de campanha dessa forma, resultando no péssimo desempenho.

Mesmo contando com o apoio de Raquel, nenhum material de rua de Daniel fazia referência à governadora. Ela também só cumpriu duas agendas políticas ao lado do ex-secretário: na convenção e na inauguração do comitê. Ex-deputado federal por Pernambuco e ex-chefe da Secretaria de Turismo e Lazer do Estado, Daniel Coelho obteve 29.788 votos, o que representa apenas 3,21% do total, ficando em 4º lugar, atrás de Gilson Machado (PL) e Dani Portela (PSOL).

Fred Loyo avaliou que se Raquel tivesse participado de forma ativa, o desfecho poderia ter sido diferente.

“Talvez tivesse ocorrido isso [de se sair melhor]. A estratégia de campanha foi feita pelo candidato Daniel Coelho de uma outra forma e ele conduziu a campanha dele, e teve o resultado que chegou nas urnas. Isso é uma ‘resposta’ que não tem uma resposta objetiva, mas poderia ter sido bem diferente, sim”, disse o presidente estadual do PSDB.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO