Na manhã desta sexta-feira (20), o candidato à Prefeitura do Recife, Daniel Coelho (PSD), realizou uma visita ao Instituto de Reabilitação Integrada, no bairro da Boa Vista, onde foi recebido por profissionais e pacientes que dependem dos serviços de fisioterapia e terapia ocupacional oferecidos pela instituição. Durante a visita, Daniel ouviu relatos sobre as dificuldades enfrentadas por famílias que aguardam atendimento no sistema público municipal de saúde.
Entre as pessoas que compartilharam suas histórias, Aline Silva de Arruda, mãe de Sofia Vitória, de 9 anos, emocionou os presentes ao relatar a luta por um tratamento adequado para sua filha. Sofia, que necessita de uma terapia global para tratar o quadro de agitação e dificuldades motoras, está há mais de cinco meses na fila de espera do sistema de saúde.
“Já consegui fechar o diagnóstico da minha filha, mas até agora não tivemos acesso à terapia global que ela tanto precisa. Estamos aguardando há cinco meses, e é muito difícil ver o tempo passar sem que haja uma solução”, desabafou Aline. Além das dificuldades com o tratamento, Aline destacou o problema financeiro, explicando que, sem assistência governamental, enfrenta dificuldades até para pagar as passagens para levar a filha aos poucos atendimentos que consegue.
Daniel, sensibilizado pela história, reafirmou seu compromisso com a saúde pública de Recife e destacou a necessidade urgente de criar centros de atendimento especializado para famílias que enfrentam situações semelhantes.
“É inadmissível que tantas famílias precisem esperar meses por um tratamento essencial. Nós vamos trabalhar para criar quatro centros de atendimento especializados em saúde mental e terapias multidisciplinares, para garantir que nenhuma criança ou família fique sem o suporte que precisa”, afirmou o candidato.