Vencedora na categoria Melhores na Câmara na votação popular do Prêmio Congresso em Foco 2024, a deputada federal Erika Hilton (PSOL) veio ao Recife para prestigiar a candidatura a vereadora de Jô Cavalcanti, sua colega de partido. O ato aconteceu na Praça da Várzea, zona oeste, e contou com a presença de apoiadores, moradores do bairro e um público jovem, periférico e LGBTQIA+. A candidata a prefeita do partido, Dani Portela (PSOL), também participou da atividade.
Erika falou da necessidade de grupos sociais discriminados apoiarem candidaturas de mulheres negras comprometidas com os direitos humanos. “Quem faz política para os seus amigos são aqueles políticos tradicionais. Mulheres negras comprometidas com o bem-estar dos mais pobres pensam a sociedade, o acesso a direitos para todas pessoas. É preciso que a política institucional dê respostas ao que aflige a vida da classe trabalhadora, dos jovens sem perspectiva, da negritude, da comunidade LGBTQIA+”, analisou.
Na chegada à Praça da Várzea, Erika Hilton teve uma recepção calorosa. Posou para fotos ao lado de apoiadores e foi abraçada. “É lindo ver o carinho com que as pessoas me recebem. Eu digo muito obrigada, porque se não fosse isso, talvez eu já tivesse desistido. Que nós tenhamos no nosso coração a esperança freiriana da construção de um mundo melhor para todas as pessoas”, agradeceu a parlamentar.
Antes da deputada federal por São Paulo, Jô Cavalcanti fez uso do microfone. “Essa é uma noite ímpar para o Recife. Hoje a gente formaliza o pé na vereança que a gente quer. Uma vereança que ponha as trabalhadoras informais no orçamento público. Foi aqui no bairro da Várzea onde eu militei durante dez anos no sindicato do comércio informal. É importante eu dizer de onde eu venho, para que as pessoas saibam o que podem esperar de nós”, afirmou Jô Cavalcanti.
A candidata a prefeita, Dani Portela, também discursou. “A democracia no nosso país nunca foi representativa para as mulheres. Menos ainda para mulheres negras. Por isso, a democracia nunca se concretizou plenamente”, disse. Além de Jô Cavalcanti, que foi co-deputada das Juntas na Assembleia Legislativa, outras candidaturas à Câmara Municipal neste ano marcaram presença no ato da Praça da Várzea.