Coluna da quinta: risco de multa

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
8 de agosto de 2024 às 00h00min
Foto: Divulgação

Embora o calendário eleitoral especifique que está proibida a realização de caminhadas, carreatas, passeatas ou buzinaços até o dia 15 de agosto, pré-candidatos a exemplo de Gilson Machado e Fernando Rodolfo, ambos do PL, que disputarão o Executivo no Recife e Caruaru, respectivamente, estão demonstrando que esse é apenas um simples detalhe.

Com multas que vão de R$ 5 mil a R$ 25 mil para quem infringir essa determinação da Justiça Eleitoral, os candidatos de Bolsonaro nesses dois municípios montaram uma verdadeira estratégia para que o eleitor saiba que eles são os nomes que representam o eleitor conservador nos municípios.

Bolsonaro desembarcou ontem (7), em Pernambuco, e segue até o sábado (10) com diversas agendas de rua. Adversários de Gilson e Fernando já estão atentos para denunciar os exageros dos candidatos. Entretanto, a penalidade é enxergada como um simples detalhe, se for comparado ao saldo político que eles podem ter com a passagem de Bolsonaro pelo estado.

Tietado – Por onde passou ontem (7), no primeiro dia de agenda em Pernambuco, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi recebido com muita festa por seus apoiadores, que marcaram presença em todas as agendas. O líder da direita almoçou no restaurante Leite, mais antigo em atividade no país. Ele esteve na companhia de deputados federais e estaduais do seu partido.

Dúvida – Não é novidade que o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), quer obter distância do bolsonarismo no pleito deste ano. Acontece que na manhã desta terça (8), o ex-presidente da República visitará uma igreja da cidade. A incerteza é sobre a presença ou não do gestor municipal, considerando que a agenda está sendo montada pelo PL.

Bombou nas redes – Passado o período de convenções, é possível fazer uma rápida análise nas redes sociais de candidatos que se deram bem nas redes sociais no dia de homologar a candidatura. Um vídeo publicado no Instagram da prefeita Márcia Conrado (PT), de Serra Talhada, atingiu pouco mais de 265 mil visualizações em menos de 4 dias.

Desembarque – Com a decisão de romper politicamente com a governadora Raquel Lyra (PSDB) e caminhar de braços dados em Caruaru com Zé Queiroz (PDT), aliados do ex-deputado Tony Gel (MDB) já estão entregando os cargos ocupados na gestão estadual. O primeiro foi Jefferson Paz, que coordenava o Expresso Cidadão na Capital do Agreste.

Alternativas – O núcleo de coordenação da campanha à reeleição do prefeito João Campos (PSB) ainda não definiu onde será a agenda do socialista no primeiro dia oficial de campanha. Uma fonte garantiu à coluna que quatro opções estão sendo analisadas e o local deve ser em algum espaço que seja simbólico para o gestor e a Frente Popular de Pernambuco.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO