Médico e defensor do Sistema Único de Saúde, principalmente do fortalecimento da atenção básica na periferia do Recife, Ricardo Gadêlha (Rede) teve sua candidatura homologada na noite deste sábado (20). Para chegar a este momento, ele teve que enfrentar uma dura batalha que envolveu relações políticas e familiares.
O agora candidato a vereador do Recife é irmão do deputado federal Túlio Gadêlha, que se colocava como pré-candidato a prefeito dentro da federação Rede-PSOL, e tentou até o último instante ser escolhido como único nome a representar os dois partidos no pleito que se avizinha. Recentemente, Ricardo, Alice Gabino e outros então pré-candidatos da Rede Sustentabilidade denunciaram estar sofrendo perseguição por parte de Túlio, que teria feito manobras para barrar suas pré-candidaturas colocadas à época.
Integrantes da nacional da Rede vieram ao Recife para referendar a decisão da municipal, que já tinha decidido pelo nome de Dani Portela (PSOL) para a cabeça de chapa com Alice para a vice, além da oficialização de todos que se apresentaram para a Câmara Municipal. Em entrevista ao Blog Cenário, Ricardo falou sobre os entraves com o irmão, os quais chamou de “arbitrariedades”.
“Para conseguir lançar a nossa candidatura foi um pouco complexo, por conta desses entraves que tivemos dentro da própria Rede, mas a gente sempre teve convicção e certeza que estava dentro do jogo democrático e levamos essas, vamos dizer, arbitrariedades cometidas pela Rede municipal – infelizmente tenho que falar isso – para a Executiva nacional. No final foi tudo resolvido, foi visto que nossa candidatura é legítima”, disse.
Ricardo disse que as divergências com o irmão existem somente no campo político.
“Estou tranquilo. Túlio é meu irmão mais novo, a gente tem algumas divergências políticas. Na família a gente se dá muito bem, porém, dentro da esfera política temos algumas divergências, por exemplo, quanto ao apoio dele ao Governo do Estado e outras figuras políticas. Isso, realmente, causou alguns atritos dentro do partido, mas dentro das regras democráticas, dentro da boa prática política, a gente conseguiu prevalecer e conseguir lançar a nossa candidatura”, afirmou Ricardo.
Questionado sobre qual motivo decidiu apoiar Dani Portela, Ricardo pontuou a votação expressiva que ela obteve nas últimas eleições, afirmando ainda que é a mais preparada para a disputa.
“A Dani Portela é maravilhosa, né?! A Dani Portela é nossa vereadora mais votada, uma das mais votadas a deputada estadual, uma pessoa incrível, vai ser uma prefeita maravilhosa para nossa cidade e não tem como não apoiar a Dani. Eu sei que tem a questão do meu irmão, mas diante do cenário político atual, Dani é o nome mais preparado para essa disputa na Prefeitura do Recife”, completou.