Coluna da segunda: teste de fidelidade 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
15 de julho de 2024 às 00h00min
Foto: Divulgação

A pedido da governadora Raquel Lyra (PSDB), a Assembleia Legislativa de Pernambuco realiza nesta segunda (15) uma sessão extraordinária para deliberação de cinco projetos do Executivo que tramitam na Casa desde junho. Além da convocação, a tucana aproveitou o embalo e enviou mais duas matérias que tratam sobre suplementação financeira para o MPPE e TJPE.

De acordo com a portaria número 317/2023, não estava previsto expediente na Alepe hoje, devido ao Dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, que será celebrado nesta terça (16). A medida tem a finalidade de diminuir o custo operacional da Casa, mas por se tratar de uma solicitação feita pelo Executivo, ela se sobrepõe ao documento.

Com o recesso parlamentar em vigor, os deputados estão aproveitando o período para ficar mais próximos da família no interior ou visitar as bases políticas, já que as eleições municipais batem à porta, mas com 83,5% das emendas pix pagas pelo Estado, a expectativa é que o Palácio consiga mobilizar os aliados e alcance o número de votos suficientes para que as propostas tramitem nas comissões.

Dimensão – Embora tenha conseguido aprovar projetos importantes desde que sentiu na cadeira de governadora, Raquel Lyra (PSDB) ainda não conseguiu constituir uma base para chamar de sua na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A votação de logo mais servirá, mais uma vez, para a tucana entender seu tamanho na Casa.

Rotina – Tem se tornado um hábito a governadora Raquel Lyra (PSDB) ser alvo de protesto por parte do Sindicato dos Policiais Civis em eventos públicos. O mais recente foi na abertura do Festival Pernambuco Meu País, em Taquaritinga do Norte. Na última semana o sindicato sofreu um revés na Justiça. 

Continuação – Pré-candidata à reeleição em Igarassu, a prefeita Professora Elcione (PSDB) vai manter o atual vice, Amaury Henrique (PP), na chapa. O anúncio foi feito durante evento realizado com partidos aliados na última sexta (12). A disputa será polarizada, envolvendo a eles e a chapa formada por Miguel Ricardo (Republicanos) e Jana Uchoa (Republicanos). 

Comparação – Tanto integrantes da esquerda, quanto da direita fizeram comparações dos atentados sofridos por Jair Bolsonaro (PL) em 2018 e Donald Trump no último sábado (13), entretanto, com propósitos diferentes. As narrativas e interpretações de cada um dos lados segue a tradição de acusação entre esquerda e direita.

Sequência – A TV Nova Nordeste inicia nesta segunda (15) uma série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Jaboatão dos Guararapes. O primeiro convidado do programa Diálogo será Daniel Alves (Avante). Estarei ao lado do apresentador Pedro Paulo em mais esse momento.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO