A audiência pública realizada nesta terça (9), em Brasília, na Câmara dos Deputados, contou com a presença de vários políticos e autoridades da saúde. Representante de Pernambuco, o deputado e enfermeiro Gilmar Júnior (PV), único estadual a compor a mesa, foi convocado para se pronunciar na reunião, que trouxe discussões a respeito do piso salarial da enfermagem.
O parlamentar foi crítico. “Há mais de 50 anos lutamos, nesta Casa, por melhores condições de trabalho. E, hoje, nos deparamos com a lei do piso salarial completamente desconfigurada: o Supremo Tribunal Federal desconsiderou a importância da enfermagem, categoria que sustenta a saúde neste país!”.
Gilmar Júnior também destacou a importância do encontro. “Vejo o dia de hoje como um marco para que essa nossa luta volte a pegar fogo no Congresso Nacional. A gente exige a devida aplicação da lei, da forma que ela foi sancionada, em 2022, a fim de que os profissionais, de todas as esferas, façam jus ao que lhes é de direito, depois de tanta humilhação”.