Prefeitura do Jaboatão e Sebrae lançam plataforma de fomento à cultura

Notícias
Publicado por Redação
4 de julho de 2024 às 19h40min
Foto: Chico Bezerra

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), deu um passo fundamental para fomentar e transformar a cultura local. Nesta quinta (4), o gestor lançou oficialmente o Mapa Cultural do município,  no Complexo Administrativo, em Jardim Jordão, junto com representantes do Sebrae e presença da secretária estadual de cultura, Cacau de Paula, do diretor do Cine-PE, Alfredo Bertini, secretários e diversos artistas locais.

A nova ferramenta é uma plataforma colaborativa que reúne informações a respeito de agentes culturais, eventos, espaços, projetos, facilitando a organização, gerenciamento e promoção de atividades culturais de forma mais eficaz e inovadora no município.

Ao se cadastrar, os produtores culturais vão alimentando o mapa, onde terão acesso a vários recursos, tais como divulgação de eventos e projetos culturais, interação com outros artistas, patrocinadores e  público, fortalecendo as redes culturais locais. Também encontrarão informações acessíveis aos editais de fomento à cultura, eventos, espetáculos, além de fundos de apoio cultural e outras oportunidades de financiamento e funcionalidades. A ferramenta digital pode ser acessada pelo link:  https://mapacultural.jaboatao.pe.gov.br

Artesão há mais 48 anos, Antônio José da Silva, o conhecido Mestre Saúba, um dos grandes representantes da cultura local, está entusiasmado com o lançamento do Mapa. “Essa ferramenta vai melhorar bastante a vida dos artistas, pois facilitará o acesso aos projetos e a captação de recursos para a gente produzir e divulgar nossa cultura por todos os cantos. Isso vale muito para a classe artística. Quero agradecer ao prefeito Mano Medeiros por mais esse apoio aos artistas de Jaboatão”, afirmou, com orgulho, o mestre, um dos homenageados da Fenearte este ano.

O prefeito Mano Medeiros falou da importância da ferramenta para a cultura local. “É muito gratificante participar desse momento. A cultura do Jaboatão é rica demais e merece ser destacada e celebrada. Com o lançamento desse Mapa, nós valorizamos ainda mais nossos talentos, inclusive tirando artistas municipais da invisibilidade e oferecendo ferramentas para que eles prosperem e fortaleçam a cultura local, que é tão vasta aqui”, declarou, agradecendo a parceria com o Sebrae  e Governo do Estado e o empenho da equipe envolvida no processo.

O Sebrae está muito feliz com mais essa parceria com a Prefeitura. O município do Jaboatão é um dos primeiros do Estado a aderir ao Mapa Cultural e outros municípios podem e devem replicar essa ferramenta. É importante a participação das prefeituras nesse processo, pois acreditamos que o desenvolvimento sustentável também passa pela cultura”, disse a gerente do Sebrae Alicya Chaves. O órgão participou com consultoria e tecnologia.

A secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula, parabenizou o município pela iniciativa. “São ações como essa que democratizam o acesso à cultura. A Secretaria Estadual de Cultura está à disposição para trabalhar junto com a Prefeitura de Jaboatão. Esta ferramenta é para vocês, com objetivo de facilitar o acesso às políticas públicas culturais. Parabéns ao prefeito Mano Medeiros e sua equipe pela sensibilidade em entregar essa grande ferramenta cultural aos fazedores e produtores culturais do município”, afirmou a secretária.

O Mapa Cultural de Jaboatão representa um marco importante para o município e reflete o compromisso da gestão atual em investir em tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento cultural e social do município, de forma sustentável e inovadora”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Turismo, Cultura e Lazer.

Redação

Ouça agora AO VIVO