O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) continua a ser um dos parlamentares mais influentes no Congresso Nacional, de acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que novamente o incluiu na lista dos 100 “cabeças” do Congresso em 2024.
Para o Diap, um protagonista do processo legislativo é aquele deputado ou senador que possui habilidades para conduzir debates, negociações e formulações de propostas, liderando tomadas de decisão.
“Nosso mandato tem o compromisso construir pontes de diálogo para debater e propor leis que impactem de forma positiva a população. Por isso, seguimos lutando para que a pauta ambiental e as lutas sociais tenham mais espaço no Congresso”, afirma Túlio.
Desde que assumiu seu primeiro mandato em 2019, o deputado é autor de mais de 420 propostas legislativas. Na atual legislatura, Túlio é presidente da Comissão sobre Migrações Internacionais e Refugiados, é membro da Comissão Especial sobre Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde, da Comissão de Trabalho, da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e presidente da Subcomissão da Caatinga. Coordena o GT Mar na Frente Parlamentar Ambientalista e é relator da Lei do Mar.