A governadora Raquel Lyra (PSDB) oficializou, nesta terça (18), o credenciamento do Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) para os serviços de assistência integral e multidisciplinar em leitos de UTI Pediátrica tipos II e III.
O setor de UTI para crianças e adolescentes em tratamento de câncer era um sonho antigo, realizado na semana passada, após a inauguração de 10 leitos. Por ser uma entidade sem fins lucrativos, o ICIA é mantido através de doações e precisa de repasse para o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva. Hoje, o Diário Oficial trouxe as informações sobre o credenciamento com inexigibilidade de licitação, através do SUS. O Governo de Pernambuco vai transferir mensalmente para o instituto o valor de R$ 748.547,02, totalizando quase R$ 9 milhões por ano.
Com isto, a partir de agora, a unidade que até então funcionava apenas como portas abertas, recebendo crianças e adolescentes do Agreste e Sertão, também poderá atender pacientes encaminhados pelo setor de regulação do Estado. O documento de ratificação foi publicado pela Secretaria de Administração, mas é assinado pela secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, responsável pelo gerenciamento dos recursos de saúde.