A Defesa Civil da Vitória de Santo Antão promoverá, nesta quinta (13), de forma inédita, um simulado para a preparação da Operação Inverno 2024. A atividade ocorrerá na comunidade do Treze, com início marcado para as 9h.
Este exercício é parte de um esforço contínuo para melhorar a resposta do município a situações de emergência durante o período chuvoso. Durante o simulado, diversos aspectos da gestão de desastres serão testados, incluindo a eficácia das respostas das equipes, a execução do plano de contingência, o funcionamento do sistema de alerta precoce e a evacuação de áreas em risco. O treinamento visa assegurar que todas as medidas de segurança estejam em pleno funcionamento, garantindo a proteção dos moradores.
“Esperamos que não seja necessário a utilização desse simulado na vida real, mas, se necessário, estaremos prontos para atender a população. Serão instalados equipamentos em todas áreas de risco do município, como sirenes, com 3km de alcance, placas indicativas de rotas de fugas e pontos de encontros, além de réguas de fácil percepção para a população entender em que nível o rio estar”, frisou o prefeito Paulo Roberto (MDB).
Além de testar a prontidão dos profissionais envolvidos, como secretarias municipais, bombeiros, polícias e população, o simulado permitirá identificar pontos de melhoria no plano de contingência e no sistema de alerta. “Esse é um momento histórico e, dessa forma, a Defesa Civil poderá ajustar procedimentos e reforçar estratégias, garantindo uma resposta mais rápida e eficiente em situações de emergência”, destaca o secretário de Defesa Social e Segurança Cidadã, Décio Canuto Filho.
A Prefeitura da Vitória de Santo Antão já está realizando a limpeza dos leitos do Rio Itapacurá que cortam o município, como medida preventiva para o período chuvoso. Esse cuidado fez o município receber, em 2022, a visita do Grupo de Apoio ao Desastre – GADE, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional.