No prazo final para que secretários e nomes que ocupem cargos equiparados a este posto deixem a gestão para quem vai disputar o Executivo, a governadora Raquel Lyra (PSDB) oficializou a exoneração de Daniel Coelho (PSD), então secretário de Turismo e Lazer do Estado, que será candidato dela no Recife. A saída protocolar de Daniel já era esperada, entretanto, chamou atenção que logo abaixo do nome do agora ex-auxiliar, surgiu a exoneração da secretária da Mulher, Mariana Melo. As duas saídas foram a pedido.
Recentemente, ela se filiou ao PSDB e pode ocupar a vice na chapa de Coelho. Integrante também do seguimento de mulheres do partido, Mariana deve contribuir com um palanque diverso. De um lado ele, alinhado à centro-direita, enquanto ela teria representação de ser uma mulher negra engajada com pautas sociais, dialogando com o público mais à esquerda.
Mariana também tem ligação com pautas que foram grandes apostas do Palácio, como os programas Morar Bem – Entrada Garantida e Mães de Pernambuco, que não foram lançados pela secretaria que ela comandou, mas são diretamente voltados para mulheres.
Apesar de ser em uma proporção totalmente diferente, esta não seria a primeira vez que Raquel investe numa mulher que ocupa uma pasta com grande apelo popular. Em 2020, quando prefeita de Caruaru, indicou como candidata a vereadora pelo PSDB a ex-secretária de Políticas para Mulheres, Perpétua Dantas, que à época comandava a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Grande aposta da gestora, ela foi a mais votada para o Legislativo naquele ano.
Mesmo trazendo as exonerações de Daniel e Mariana, o Diário Oficial não divulgou os nomes dos substitutos nas respectivas secretarias. O anúncio oficial da troca deve acontecer através de nota do Estado ao longo do dia.