O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), recebeu, nesta segunda (3), na Câmara Municipal, o título de cidadão do Recife. A sessão solene lotou o plenário da casa legislativa de deputados estaduais, vereadores, representantes de órgãos públicos, lideranças políticas do interior e da capital, inclusive o prefeito João Campos (PSB).
Autor da proposta, o vereador Victor André Gomes (PV), afirmou ser importante ressaltar o trabalho realizado pelo homenageado à frente da presidência da Alepe. “Álvaro Porto obteve destaque nacional, despertando os olhares do Brasil para o Recife”, justificou. “Ao conferir-lhe o Título de Cidadão do Recife, celebramos não apenas suas conquistas individuais, mas também o impacto profundo de seu trabalho na vida dos cidadãos de Recife”, completou.
Para ele, Porto, desde o início do terceiro mandato, tem demonstrado uma habilidade em unir diferentes vozes em prol do bem comum, promovendo a harmonia e fortalecendo a autonomia da Assembleia, estabelecendo um diálogo construtivo e uma liderança pacificadora, qualidades que lhe renderam apoio unânime na Casa.
Natural de Canhotinho, no Agreste Meridional, Porto foi reeleito em outubro de 2022 com 46.026 votos. Assumiu a presidência da Assembleia em fevereiro de 2023, após ter liderado um processo de diálogo que culminou com a pacificação em torno de sua candidatura, recebendo 49 votos ou 100% do apoio possível na Casa.
No discurso de agradecimento, o deputado salientou que sua relação com o Recife vem da adolescência quando vinha à cidade visitar os irmãos. Há quase 34 anos fixou residência na capital. No entanto, entre 2005 e 2012, quando foi prefeito de Canhotinho por dois mandatos, voltou a morar no Agreste, mas sem se desvincular do Recife.
“Construí com o Recife, uma relação de proximidade gradual e, por isso mesmo, sólida e marcada pela reciprocidade”, frisou. Segundo ele, ao chegar no Recife foi, aos poucos, compreendendo e gostando cada vez mais do clima efervescente e boêmio da cidade. “Eu, que sou da boemia, vi que Recife também era. Posso dizer que tivemos, desde o início, um encontro de almas. De almas festeiras”, disse.
Lembrando ser torcedor do Santa Crua e fã do carnaval da cidade, o deputado afirmou ainda que o Recife também lhe deu responsabilidades. “Aqui foi lugar de trabalho, de crescimento profissional e de acontecimentos que marcaram a minha vida para sempre. Nesta terra nasceram meus filhos Alvinho e Gabriel. Também é a cidade que viu nascer minha neta Maria e meu neto Gabrielzinho. Ou seja, os maiores presentes que a vida me deu, são recifenses”.
De acordo com Porto, receber o título de cidadão da cidade que ama lhe enche orgulho. “Preciso enfatizar, porém que, por tudo o que vivi e ganhei aqui, já me sentia cidadão do Recife. Agora, me tornar cidadão de fato, me traz alegria e gratidão”.
Álvaro Porto cresceu em meio à política e desde cedo mostrou interesse em seguir os passos do pai, Lourival Mendonça de Barros, que foi prefeito de Canhotinho por dois mandatos (1965-1968 e 1977-1982). Também sofreu influência dos irmãos Carlos Porto, deputado estadual por três legislaturas, entre 1979 e 1990, e Eduardo Porto, que ocupou cadeira na Alepe por dois mandatos consecutivos, entre 2007 e 2014.
Na presidência da Alepe, tem fortalecido a relação com o Recife, especialmente a partir da agenda social vigente na Casa, voltada para ações de cidadania, fortalecimento de direitos e oferta de serviços de saúde. Também tem aberto espaço para o debate com entidades de classes, sindicatos e instituições com atuação na área social.
Entre as autoridades presentes, estavam os deputados João Paulo Costa (PCdoB), Pastor Cleiton Colins (PP), Henrique Queiroz Filho (PP), Rodrigo Farias (PSB), Mário Ricardo (Republicanos), Kaio Maniçoba (PP), Eriberto Filho (PSB), Danilo Godoy (PSB), Rosa Amorim (PT), Jarbas Filho(MDB), Edson Vieira (UB), Luciano Duque (SD), Francismar Pontes (PSB), Diogo Moraes (PSB), Dani Portela (PSOL) e João de Nadegi (PV).
Também acompanharam a cerimônia o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fausto Campos; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF-5), desembargador Fernando Braga; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), desembargadora Nise Pedroso; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Valdecir Pascoal; o secretário de Turismo e Lazer do Recife e deputado licenciado, Antônio Coelho; o secretário de Governo e Participação Social do Recife, Aldemar Santos; o procurador-geral de justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Marcos Carvalho; o defensor público geral de Pernambuco, Henrique Seixas; o major Diego Araújo de Souza, representando o Comando Militar do Nordeste.
Compareceram também a prefeita de Canhotinho e esposa do homenageado, Sandra Paes (Republicanos); a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz (Republicanos); a vice-prefeita de Ribeirão, Carol Jordão; os conselheiros do TCE-PE Ranilson Ramos, Eduardo Porto e Rodrigo Novaes; os vereadores do Recife Carlos Muniz (PSB), Luiz Eustáquio (PSB) e Tadeu Calheiros (MDB); os vereadores de Bonito Paulinho de Devá (Podemos) e Walter Maroja (PRD) e o cantor Novinho da Paraíba, entre outros.