Nesta quinta-feira (30), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, entregou uma nova creche escola no bairro de Água Fria. Com investimentos na ordem de R$ 1,8 mi, a Creche Escola Municipal Irmã Cininha, localizada na comunidade Córrego do Deodato, tem capacidade de atender cerca de 130 crianças, distribuídas entre os grupos I e V. A nova unidade de ensino faz parte do Infância na Creche, programa que tem como objetivo ampliar a oferta de vagas em creches e fortalecer a educação infantil.
“Estamos investindo, de forma recorde e histórica, na expansão da rede de creches do Recife. Temos um grande plano de expansão da educação infantil, ampliando o número de vagas de creche e pré-escola. Lembrando que todas funcionam no modelo integral. Aqui, a criança passa o dia inteiro, tem cinco refeições por dia e isso garante o direito à aprendizagem, que é o primeiro passo para em seguida vir a alfabetização e o ensino fundamental e, com isso, a gente concretizar o Recife como uma cidade que é destaque no Brasil na educação infantil. Aqui, que por muito tempo foi um prédio abandonado, agora é um prédio com esperança. É um prédio que tem o cheiro do futuro da cidade”, disse o prefeito João Campos.
Com a proposta de proporcionar um ambiente escolar moderno e de qualidade, a estrutura da unidade de ensino conta com um prédio de três pavimentos, distribuídos em 08 salas de aula; sala de recursos multifuncionais; pátio; banheiros infantis; sala administrativa; sala da gestão; banheiros de funcionários; banheiros acessíveis; cozinha; despensa; lavanderia; e área de serviço. Os três pavimentos da Creche Escola são conectados por uma escada e uma plataforma elevatória, garantindo a acessibilidade nos espaços educacionais.
“Hoje, sem dúvidas, é um dia muito feliz para a educação do Recife. A Creche Irmã Cininha era um antigo sonho da comunidade do Córrego do Deodato. A escolha deste terreno não foi aleatória, a unidade de ensino está localizada ao lado de uma escola municipal, a Alda Romeu, que vai proporcionar um ambiente escolar moderno e seguro para as crianças. Ter uma creche e uma escola localizadas no mesmo bairro, na mesma rua, facilita muito a jornada escolar dessas crianças. Elas concluem a trajetória aqui na creche e já seguem para a Alda Romeu, dando continuidade ao processo de ensino e aprendizagem, além de ser um fator que contribuirá muito para os pais e responsáveis que saem para trabalhar”, diz o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.
Mais vagas
Além da inauguração da Creche Escola Municipal Irmã Cininha, a Prefeitura do Recife e a Secretaria de Educação anunciam também a expansão da oferta de vagas em creches no bairro de Água Fria. Atendendo a um dos eixos do Programa Infância na Creche – parcerias com instituições sem fins lucrativos, atuando em conjunto com unidades sem fins lucrativos – a gestão municipal está firmando parceria com duas unidades de ensino, a Creche Escola Brincar e Aprender e a Creche Escola Pequenos Cidadãos. Juntas, irão ofertar cerca de 290 novas vagas, contemplando as etapas de creche e pré-escola. As unidades de ensino entram em atividade ainda neste primeiro semestre.
Infância na Creche
A obra da Creche Escola Municipal Irmã Cininha faz parte do Programa Infância na Creche. Lançada pela Prefeitura do Recife em 2021, a iniciativa tem como principais objetivos qualificar a educação infantil no Recife e ampliar a oferta de vagas. O Programa Infância na Creche, que representa o maior investimento na educação infantil da história da educação do Recife – em torno de R$ 150 milhões – envolve quatro eixos: construção de novas unidades, ampliação de unidades já existentes, creches em parceria com instituições sem fins lucrativos e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP).
Desde o seu lançamento, o Programa Infância na Creche não apenas expandiu vagas nesta etapa de ensino, mas superou a meta estabelecida de dobrar a oferta de vagas até o final de 2024. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino do Recife contabiliza mais de 13,5 mil estudantes matriculados e mais de 14 mil vagas ofertadas nesta etapa. Além disso, o incremento nas vagas de creche beneficiou também na expansão da Educação Infantil. Além das novas vagas em creche, o Infância na Creche contribuiu também para a criação de mais de 4 mil novas vagas para a pré-escola, contemplando estudantes com 4 e 5 anos de idade.