Exercendo seu primeiro mandato como senador da República, Fernando Dueire (MDB) vem desenvolvendo uma nova forma de se relacionar com os municípios, que estão na ponta do trabalho com a população. Atualmente, 95% das cidades pernambucanas dependem exclusivamente do FPM e têm mostrado preocupação com a folha de pagamento, que precisou da intervenção do Supremo Tribunal Federal para manter a desoneração até dezembro. O impasse pode gerar reflexos aos serviços de saúde, educação, entre tantos outros ofertados nessas localidades.
Dueire não apenas tem lutado pela reoneração gradual, mas também tem se feito presente junto aos gestores para conquistar equipamentos, recursos e obras. O reconhecimento deste trabalho aconteceu na última semana, quando durante a XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o gabinete do emedebista foi um dos mais requisitados do período.
“Eles se sentem muito abastecidos em ter a nossa presença lá, porque de toda forma eles, os prefeitos hoje, de alguma forma eles se sentem muito sozinhos e quando a gente dá a presença, para eles é como se fosse um sinal de que tem alguém por eles, tem alguém que está junto deles, isso é um valor que não é material, é um valor que ele está muito presente em todos que eu converso”, iniciou o senador. “É a sinalização para o município, de que eles contam com um senador, que qualquer coisa, eles têm um guarda-chuva, eles têm alguém que possa procurar. A gente conversa e desenvolve. Teve um grande número de prefeitos que vieram aqui agradecer a minha presença nos municípios. Eu tenho me deslocado e ido aos municípios. Vieram me agradecer pela ação que eu tenho feito, do ponto de vista do municipalismo, na questão da desoneração. Todos que aqui tiveram, inclusive o próprio Marcelo Gouveia [presidente da Amupe]”, completou.
Mais de 50 nomes entre prefeitos e deputados fizeram questão de estar com Fernando Dueire. O senador fez questão de se reunir com eles de forma unilateral, para ouvir as demandas de cada um. Para ele, a demanda representa uma união em prol de Pernambuco.
“Eu tenho um zelo muito grande com essa interlocução e eu entendo que a gente precisa fazer ela de forma individual, senão é uma recepção onde todos chegam, você cumprimenta, tiram apenas uma foto. E as pessoas não se deslocam para Brasília, deixam seus municípios a quatro meses da eleição, para vir tirar apenas uma foto. Nessa ocasião, também esses deputados tiveram a oportunidade de uma conversa unilateral e reservada comigo, como eu sempre tenho conversado com os deputados aqui durante as semanas que estou. Então, isso também é bom porque tem um sentido de criar unidade política com relação a Pernambuco”, destacou Dueire.