Coluna da terça: volta por cima

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
21 de maio de 2024 às 00h00min
Foto: Divulgação

Após deixar o Palácio do Campo das Princesas com um alto índice de rejeição, chegando a ser “escondido” na última campanha eleitoral, o ex-governador e atual presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, vem ostentando números expressivos à frente do órgão federal. 

Ainda ontem (20), foi anunciado que o BNB encerrou o primeiro trimestre de 2024 com resultado operacional de R$ 942,3 milhões. O valor representa acréscimo de 12,2% em relação ao mesmo período de 2023. Os bons resultados da estatal têm como principais alavancas o crédito e apoio a micro e pequenas empresas e a empreendedores individuais.

O bom trânsito com o presidente Lula e a liberdade para tocar projetos têm feito o banco alcançar resultados positivos que podem projetar Paulo para novos desafios em 2026, realçando sua capacidade de gestão. No meio político já é dada como certa uma candidatura para a Câmara Federal. O trabalho desempenhado servirá de vitrine para os futuros desafios.

Laços no Recife – Não é só a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, que será homenageada pela Câmara do Recife, o polêmico jornalista Leo Dias também. A propositura é do vereador Almir Fernando (PSB), que apresentou como justificativa os laços familiares existentes na cidade e sua relação direta com a capital pernambucana.

Nomeação – O defensor público-geral, Henrique Costa da Veiga Seixas, foi reeleito nesta segunda (20) pelos membros da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPE-PE) para o biênio 2024-2026. Ainda ontem (20), ele recebeu homenagem na Câmara do Recife. A governadora Raquel Lyra (PSDB) já publicou sua nomeação no Diário Oficial de hoje (21). 

Adiamento – Apesar da sugestão do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), de que seria um debate pertinente o possível adiamento das eleições municipais no estado, o Tribunal Superior Eleitoral não cogita uma nova data para o pleito e não pretende interferir, já que é uma prerrogativa do Congresso Nacional, através de emenda à Constituição.

Modificação – O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD), está obstinado em debater o fim da reeleição para chefes do Executivo municipal e estadual, além de presidente da República. Ele pretende abrir o debate de maneira mais ampla ainda este ano e afirmou que a maioria dos senadores é favorável a isso. Caso haja alguma mudança, só começará a valer em 2030.

Presença confirmada – O Palácio do Planalto confirmou. Presença do presidente Lula na abertura da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A confirmação vinha sendo aguardada com bastante ansiedade. A expectativa agora é saber qual aceno será feito pelo chefe do Planalto aos prefeitos. 

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO