O União Brasil tem sido palco de uma disputa acirrada em Caruaru, contando com o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) e o ex-deputado Zé Queiroz (PDT) desejando o apoio do partido e no meio, ainda tem colocada a pré-candidatura do assessor especial da Sudene, Raffiê Dellon, que teve papel essencial para o fortalecimento da legenda na Capital do Agreste.
Enquanto Fernandinho defende aliança com Queiroz, Mendoncinha tem predileção por Rodrigo, o que criou uma verdadeira guerra de narrativas, depois que o diretório municipal deliberou pelo apoio ao pedetista. Raffiê e Mendonça Filho não concordaram e a estadual teve que intervir, garantindo que levaria o debate para a executiva nacional. Em conversa com o Blog Cenário, Fernando Filho disse que não teve participação na decisão do diretório.
“Tem coisas diferentes, só para deixar bem claro. Independente de posição partidária, a minha posição pessoal de amizade e de relação é pelo apoio a Zé Queiroz. O partido, enquanto município, tomou uma decisão. Eu não gostaria de emitir nenhuma opinião de valor sobre se o partido a nível municipal ia tomar posição A, B ou C, mesmo já manifestando qual era a minha preferência, mas que eles ficassem muito à vontade para poder fazer esse movimento”, afirmou.
Fernando Filho reiterou que vai trabalhar para que a legenda suba mesmo no palanque de Queiroz. “Eu manifestei de público, não só a minha preferência e se eu puder ser consultado, se eu puder opinar a nível nacional a respeito do que é que eu acho que o partido deva fazer, eu vou defender o posicionamento do partido ao apoio à candidatura do Zé Queiroz. E eu acho que isso vai ser algo, também, que deverá ser muito em breve definido pelo partido”, completou.
Mendonça afirmou que mesmo com o posicionamento do diretório, ainda não existe martelo batido no União Brasil sobre Caruaru. Apesar de haver três vertentes, quando o assunto for para a nacional, conforme avaliou o deputado, as opiniões dele e de Fernando devem ser consideradas.
“Não há uma decisão consensual estabelecida. O deputado Fernando Filho defende o apoio a José Queiroz, eu defendo o apoio a Rodrigo Pinheiro. Há uma disposição de uma candidatura própria que foi pleiteada legitimamente para o Raffiê, que tem votos em Caruaru, então, no momento certo, a gente vai reunir todas essas pessoas e esse debate vai se ampliar de Caruaru para a estadual, principalmente, levando em consideração a minha posição e a de Fernando Filho, e levaremos para uma decisão final no âmbito da executiva nacional do partido”, afirmou Mendonça.
O veredito, segundo Mendoncinha, deve sair antes das convenções e depois de muito diálogo. “Como diria Marco Maciel, quem tem tempo não tem pressa. Então, a gente tem prazo ainda. O prazo final é o prazo das convenções, então temos tempo para debater, discutir e decidir. Certamente, não será no apagar das luzes do processo de homologação das convenções, será num momento antecipado, para que a gente possa decidir com maturidade, respeitando e tomando uma decisão que possa espelhar o interesse mais legítimo da população caruaruense a partir da visão do nosso partido, União Brasil”, completou.