O presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, apresentou as principais reivindicações da fruticultura brasileira para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o para vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB). O encontro aconteceu na noite desta quinta (21) na Residência Oficial da Granja do Torto, em Brasília.
Guilherme Coelho liderou uma comitiva de cerca de 40 associados à Abrafrutas que falaram sobre os principais desafios enfrentados pelos fruticultores, dificuldade na contratação de mão de obra foi um dos problemas apontados. “A fruticultura já mostrou a sua força dentro do Agro nacional, mas precisamos de apoio em alguns pontos. Sugeri ao Governo Federal que analisasse a possibilidade do beneficiário do Bolsa Família poder trabalhar com carteira assinada como trabalhador safrista sem perder o benefício. A medida seria importante para diversos setores do agronegócio brasileiro”, comentou.
Também participaram do encontro os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Rui Costa (Casa Civil).
Solicitações para o Sertão pernambucano
Guilherme Coelho ainda aproveitou a oportunidade com o presidente da República para falar das potencialidades e problemas enfrentados pelos sertanejos. “Destaquei o papel transformador da irrigação e falei sobre o Canal do Sertão para levarmos água e desenvolvimento para os municípios do Araripe. Também apontei a importância da conclusão do ramal pernambucano da Ferrovia Transnordestina para viabilizar o escoamento da produção dos polos gesseiro e da fruticultura, e consequentemente, impulsionar a economia de Pernambuco”, comentou.