“Responsabilidade em dobro”, avalia Clodoaldo sobre indicação

Notícias
Publicado por Redação
28 de fevereiro de 2024 às 10h30min
Foto: Bruno Spada

O deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV) foi indicado, nesta quarta (28), para ser o vice-líder da Federação Brasil da Esperança, composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV). Na Câmara, o grupo conta com 81 parlamentares.

Representando o Partido Verde, o deputado Clodoaldo explicou que a responsabilidade será dobrada. “A vice-liderança da Federação nos dará mais possibilidades de atuação na Câmara. Vice-líderes têm mais espaço nas comissões, podem falar e orientar a votação, mesmo não sendo um membro. Em 2024 teremos mais desafios e responsabilidades”, ressaltou.

Os líderes e vice-líderes acumulam uma série de atribuições importantes no processo legislativo e na articulação política. Eles participam do Colégio de Líderes, órgão que define a pauta de votações do Plenário, bem como podem orientar a bancada em votações.

Eleito por Pernambuco, o deputado Clodoaldo Magalhães desempenhou em 2023 a missão de ser líder da bancada verde na Câmara. Entre as principais conquistas legislativas, estiveram a aprovação da Reforma Tributária e do Marco Fiscal, além da retomada dos importantes programas sociais do governo, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida. Para 2024, seguem agendas importantes, como a da transição energética, que serão tocadas sob coordenação do líder da Federação, deputado federal Odair Cunha (PT).

A Federação Brasil da Esperança nasce como expressão do anseio do povo que busca a superação da profunda crise social, econômica e política. A presidenta do PCdoB, ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, assumiu a presidência da Federação no início de fevereiro, sucedendo a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann. Luciana é a segunda a assumir o cargo, cumprindo o rodízio estabelecido entre os três partidos no estatuto da Federação. Em 2025, a presidência será ocupada pelo PV.

Redação

Ouça agora AO VIVO