Alepe oferta serviços de saúde exclusivo para mulheres 

Notícias
Publicado por Redação
26 de fevereiro de 2024 às 08h00min
Foto: Nando Chiappetta

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em parceria com outras instituições do estado, vai oferecer gratuitamente, no mês de março, consultas e exames médicos, serviços de cidadania, direitos humanos e do consumidor. As inscrições iniciam nesta segunda (26) e seguem até quarta (28). A ação será realizada nos dias 5, 7 e 8 de março, dentro do Programa Alepe Mulher Saúde. 

A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Logo após essa programação, a Casa promoverá o I Fórum Mulher, que acontecerá de 11 a 15 de março com a realização de palestras e debates com especialistas sobre temas da atualidade.

No Alepe Mulher Saúde, serão realizados 760 atendimentos entre exames de mamografia e clínicos de mama, para o público a partir dos 40 anos, ultrassonografia de mamas, ultrassonografia intravaginal, de tireóide, consultas oftalmológicas e odontológicas. Os agendamentos deverão ser feitos por meio da central telefônica da Alepe, entre esta segunda e quarta, das 8h às 15h. Os telefones disponíveis são: (81) 31832424 e (81) 31232026.

Durante a ação, as mulheres poderão fazer testagem rápida para o HIV, sífilis e hepatites, vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia e vão dispor de serviços ambulatoriais do pé diabético e atendimento extra voltado para pacientes com complicações provocadas pelo diabetes. 

O programa é coordenado pela superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe (SSMO). Além dos atendimentos médicos, a iniciativa contará com serviços disponibilizados através de parcerias com o Detran-PE, Defensoria Pública, Neoenergia, Secretaria de Defesa Social (SDS) e o Procon-PE. 

De acordo com o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), a Casa segue trabalhando para fortalecer iniciativas voltadas para o cuidado com as servidoras, sem deixar de atender à sociedade. “O Alepe Mulher Saúde é a concretização desta política. Estamos ampliando os serviços médicos, evidenciando a importância da prevenção, do autocuidado e do bem estar das mulheres. Além de assegurar mais saúde, a Assembleia age para garantir e ampliar direitos e proporcionar dignidade e cidadania às mulheres, sejam funcionárias ou não”, enfatizou.

Na avaliação de Porto, o projeto é mais uma demonstração da conexão do Legislativo com a sociedade pernambucana. “Estamos, inclusive, atraindo novas parceiras, o que só engrandece o Alepe Mulher Saúde”, afirmou.

Redação

Ouça agora AO VIVO