Com uma atuação integrada e efetiva, somado a um planejamento estratégico, as forças de segurança do Estado estão alcançando resultados positivos neste Carnaval 2024. Apenas no Sábado de Zé Pereira (10), dia em que ocorreram grandes eventos tradicionais no calendário dos festejos de momo de Pernambuco, como o Galo da Madrugada e o Homem da Meia-Noite, a Secretaria de Defesa Social (SDS) contabilizou uma redução de quase 30% no número de ocorrências, em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2023, foram 476 ocorrências, enquanto em 2024 foram 337.
Este ano, além do aumento de 10,2% no número de efetivo das forças de segurança, também está sendo empregada a utilização de novas tecnologias como uso de drones, câmeras de grande alcance dos helicópteros do GTA, plataformas com câmeras 360°, bodycams e reconhecimento facial. O investimento muito superior ao ano passado, assim como as reuniões do Grupo de Trabalho (GT) Carnaval, que começaram em setembro de 2023, também colaboraram para que os resultados sejam positivos para a segurança nestes primeiros dias do Carnaval 2024.
“Se observarmos o dia de ontem, no maior bloco do mundo, que é o Galo da Madrugada, não tivemos nenhuma grande ocorrência. Os comandantes estavam presencialmente nas ruas, entre os foliões, coordenando a tropa. Então vamos seguir trabalhando para que os foliões brinquem em paz”, afirmou o secretário da SDS, Alessandro Carvalho