Coluna da sexta: os contornos da sucessão em Caruaru 

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
9 de fevereiro de 2024 às 00h00min
Foto: Divulgação/PMC

Ainda em 2020, o então deputado José Queiroz (PDT) cogitou que seu vice fosse o empresário Tonynho Rodrigues (MDB). Veio a pandemia e os rumos daquela eleição foram outros, com praticamente Raquel Lyra (PSDB) disputando a reeleição “sozinha” e vencendo com a maior diferença de votos da cidade.

Chegou 2024 e com ele as incertezas sobre quem realmente serão os candidatos que vão disputar o Palácio Jaime Nejaim e quem vai receber as bençãos de Raquel, que hoje é governadora. Embora o seu sucessor, Rodrigo Pinheiro, esteja no PSDB, fala-se que ele não será o ungido, principalmente depois da aliança da tucana com o PDT, selada ontem.

Nos corredores do Palácio do Campo das Princesas, a aposta mais comum é de que Raquel Lyra pode apoiar a chapa que foi idealizada na eleição municipal passada, mas não saiu do imaginário: Zé Queiroz e Tonynho Rodrigues. Já Rodrigo, abriria mão da disputa e viria como estadual em 2026 apoiado por este grupo. Por enquanto são especulações, mas não distantes de acontecer.

Bom humor – Presente na posse do novo secretário de Criança e Juventude, Ismênio Bezerra, que partiu de uma indicação do PDT, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, era só alegria, ou pelo menos representava esse sentimento. Arriscou marchas de frevo e até outras canções para responder com mais leveza os jornalistas presentes.

Relação antiga – Ao se apresentar durante sua posse, Ismênio Bezerra contou que sua relação de trabalho com a governadora Raquel Lyra (PSDB) vem de outros carnavais, quando ela ainda era gestora de Criança e Juventude em Pernambuco e ele no Ceará. Pelas contas do agora secretário, se conhecem há pelo menos 15 anos.

Com a corda toda – Prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL) está muito animado e confiante na reeleição. Ele tem vivido intensamente com “o bloco na rua”. Só neste período carnavalesco, a previsão é de que o gestor visite mais de 250 pontos de folia no Jaboatão, ao lado da esposa, Andréa Medeiros.

Fenômeno – Depois de muita expectativa para saber se o prefeito do Recife, João Campos (PSB), iria nevar, o gestor surpreendeu a todos platinando o cabelo para a abertura do Carnaval. Em pouco mais de 15 minutos, o vídeo publicado pelo socialista já tinha mais de 1 milhão de reproduções no Instagram. O irmão, deputado federal, Pedro Campos (PSB), também entrou na onda.

Espaço concorrido – A área dedicada ao prefeito João Campos (PSB) e seus auxiliares, na abertura do Carnaval do Recife, foi bastante concorrido por políticos, autoridades. A estrutura da festa como um todo foi bastante elogiada, mas o que chamou mesmo atenção foi o palco do Marco Zero, que tem a 70 metros de largura e painéis de led com efeito 3D. 

Recesso – O Blog Cenário vai dar uma desacelerada para curtir a folia. A coluna Cenário Político volta na quarta-feira de cinzas com muitas notícias e bastidores dessa, que é a maior festa popular de Pernambuco. Um bom Carnaval a todos os leitores!

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO