“Hey, vem cá que eu quero te mostrar… Hey, a minha cidade, o meu lugar”. Assim como na letra de um de seus maiores sucessos, o cantor e compositor Reginaldo Rossi chamava o público para conhecer as riquezas do Recife, o Galo da Madrugada convida os foliões para, juntos, fazerem um espetáculo de rua que promete entrar na história, ao unir duas das maiores expressões culturais de Pernambuco – o frevo e o brega -, tudo para homenagear o saudoso artista recifense. Com o tema “Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo”, o 45º desfile do maior bloco do mundo acontece no próximo sábado (10), a partir das 9h, e pretende reunir, novamente, mais de 2,5 milhões de brincantes no Centro do Recife – marca alcançada no último carnaval.
“Nosso querido e imortal Reginaldo Rossi, vizinho, aqui, do bairro dos Coelhos, será nosso grande homenageado, não só do Galo, como de todo o Recife e Pernambuco. Não tenho a menor dúvida de que será um desfile histórico pelo grande sucesso que foi e sempre será o rei e sua obra aqui no Estado, no Brasil e até no exterior”, enfatiza o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses, que convoca a legião de apaixonados pelo maior bloco do mundo a marcarem presença, neste sábado, no Centro do Recife: “a gente conta, mais uma vez, com os foliões, sempre comprometidos com o bloco e que são, na verdade, os nossos maiores protagonistas. Prometemos levar muita beleza, alegria e animação pra toda essa multidão”, finaliza Meneses.
As seis alegorias, 30 trios elétricos e dezenas de artistas que irão compor o espetáculo de rua irão incorporar ao universo do frevo a obra do artista – falecido em 2013 -, bem como o movimento musical que ele ajudou a criar e consagrar em todo o país. Cada trio, por exemplo, virá “batizado” com o nome de uma música de sucesso do precursor da música brega. A homenagem inclui, ainda, um boneco gigante do cantor, confeccionado pelo artista plástico Sílvio Botelho. Também não vai faltar, claro, clássicos de Rossi em ritmos carnavalescos.
Entre os artistas que irão comandar os trios elétricos, no desfile deste sábado, estão Gustavo Travassos, Elba Ramalho, André Rio, Geraldinho Lins, Marron Brasileiro, Almir Rouche, Spok, Otto, Maestro Forró, Nena Queiroga e Michelle Melo. Já no elenco de convidados, nomes como Michel Teló, Marcelo Falcão, Vanessa da Mata, Gaby Amarantos, Tony Garrido, e Fabiana Karla farão duetos com os anfitriões, no Camarote Oficial do Galo, e, em seguida, seguem o percurso dos trios. Juliette, Beto Rossi (filho de Reginaldo Rossi), Lula Queiroga e Conde só Brega também participam dos intercâmbios musicais entre os dois espaços.
O roteiro do desfile mantém o mesmo formato dos últimos anos, com início no Forte das Cinco Pontas – local onde é realizado, tradicionalmente, o Café da Manhã do Galo, a partir das 7h. Quando os fogos anunciam o início da festa, pontualmente, às 9h, o bloco segue pela Rua Imperial, Avenida Sul, Praça Sérgio Loreto, Avenida Dantas Barreto, Avenida Guararapes e finaliza na Rua do Sol, num total de 6,5 km de percurso. “Antes do desfile, realizamos, junto com diversos órgãos que compõem o GT (Grupo Técnico) Carnaval, coordenado pela Secretaria de Defesa Social, uma série de vistorias em todo o trajeto a fim de verificar pontos de melhorias e, com isso, mitigar o risco de qualquer problema no desfile”, explica Rodrigo Menezes, vice-presidente do Galo.
Cerca de 180 diretores do Galo estarão na rua – este ano, fantasiados de Garçom, em referência ao maior hit de Reginaldo Rossi -, distribuídos de ponta a ponta do trajeto, para garantir o bom andamento do espetáculo. Além desses, estima-se um total de 5 mil trabalhadores diretos envolvidos na realização do desfile do maior bloco do mundo e outros 35 mil indiretos, aproximadamente.