Governadores do Nordeste se unem em solidariedade a Raquel 

Notícias
Publicado por Karol Matos
2 de fevereiro de 2024 às 17h30min
Foto: Roberta Aline

Um dia após o vazamento do áudio que revelou ofensas proferidas pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), após o discurso da governadora Raquel Lyra (PSDB), o Consórcio do Nordeste emitiu nota prestando solidariedade à tucana. 

O texto é assinado pela presidente, Fátima Bezerra (PT), e os demais governadores da região que classificaram como inaceitável a postura de Álvaro.

Prestamos nossa solidariedade à governadora de Pernambuco Raquel Lyra, manifestando nosso compromisso com a sua luta contra essa violência sofrida por ela e tantas outras mulheres comprometidas com a reconstrução da democracia brasileira”, diz um trecho da nota.

Confira: 
A política brasileira é, tradicionalmente, um território machista, masculino e de misoginia. A maioria dos parlamentares são homens, e os modos de fazer política inspiram-se em valores como força e agressividade.

A declaração dada por um parlamentar pernambucano contra a governadora Raquel Lyra é inaceitável. O patriarcado não pode ser naturalizado. Todos temos o dever de combatê-lo duramente em todas as dimensões de nossas vidas, inclusive nos espaços institucionais de poder.

Atualmente o Brasil tem apenas duas governadoras, ambas de estados nordestinos. Isso é um indicativo do avanço de nossa região nessa luta permanente contra a violência política à qual as mulheres estão expostas.

Cientes disso, nós, governadoras e governadores do Nordeste do Brasil, prestamos nossa solidariedade à governadora de Pernambuco Raquel Lyra, manifestando nosso compromisso com a sua luta contra essa violência sofrida por ela e tantas outras mulheres comprometidas com a reconstrução da democracia brasileira.

Nordeste do Brasil, 02 de fevereiro de 2024.

Maria de Fátima Bezerra
presidenta do Consórcio Nordeste
governadora do Rio Grande do Norte

João Azevêdo Lins Filho
governador da Paraíba

Paulo Suruagy do Amaral Dantas
governador de Alagoas

Jerônimo Rodrigues Souza
governador da Bahia

Elmano de Freitas da Costa
governador do Ceará

Carlos Orleans Brandão Júnior
governador do Maranhão

Rafael Tajra Fonteles
governador do Piauí

Fábio Cruz Mitidieri
governador de Sergipe

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO