Em um discurso que durou mais de 25 minutos, a líder da oposição Dani Portela (PSOL) foi a responsável por falar sobre a crise política entre o Legislativo e o Executivo. Com um balanço sobre a atuação da oposição na Casa, ela destacou a atuação dos parlamentares contra o chamado ‘exoneraço’ realizado no fim do ano passado, no projeto do piso dos professores, da segurança pública, entre outras pautas polêmicas do Estado..
Dani parabenizou o presidente e o primeiro secretário, Álvaro Porto (PSDB) e Gustavo Gouveia (SD), pela “posição firme” que garantiu a independência da Casa. Afirmando ser de um campo político distinto de Álvaro, ela pontuou que “os opostos podem dialogar e construir”.
Como o presidente da Casa fez uma fala mais republicana, conforme o Blog Cenário já trouxe, restou à líder da oposição pontuar sobre a ação no STF.
“Que essa Casa não seja surpreendida pela imprensa”, afirmou ao comentar sobre a surpresa em relação à ADIN. A socialista também disse que para dialogar com o Legislativo basta “atravessar a ponte”. “Que o diálogo seja essa ponte”, concluiu.