O secretário nacional de Segurança Pública, o político pernambucano Tadeu Alencar, divulgou uma nota nesta quinta (18) falando sobre a sua saída da pasta, que ocorrerá no final do mês ao lado do ministro Flávio Dino, que deixa o Ministério da Justiça e Segurança Pública para assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal.
Tadeu falou sobre o legado deixado na Senasp e parabenizou a escolha do ministro Lewandowski pelo procurador Mário Sarrubbo, que o sucederá.
Confira a nota:
Reza a tradição republicana, via de mão dupla, que entrar e sair dos governos é procedimento de rotina na administração pública. E por isso é inconteste a prerrogativa do ministro Lewandowski de compor ampla e livremente a sua equipe. Além do mais, que se registre a ótima escolha feita para a Senasp, do procurador Mário Sarrubbo, destacado quadro do Ministério Público brasileiro, com quem tenho fraternas relações e a quem já cumprimentei, desejando todo o sucesso, assegurando-lhe que vai encontrar um trabalho sério, dedicado, coletivo, apontando caminhos para a segurança pública no Brasil, trabalho este que será importante para a desafiadora missão que vai enfrentar. Deixamos um legado. Em especial quanto à estruturação de uma política, capaz de enfrentar poderosas organizações criminosas que garroteiam o desenvolvimento do país. Além de restaurar um diálogo federativo sem o qual nenhuma política nacional de segurança pública irá adiante. Esse é o conteúdo. É o que importa. Desejo sucesso aos novos dirigentes, certo de que cumprimos bem a tarefa que me foi confiada pelo ministro Flávio Dino, pelo Partido Socialista Brasileiro e pelo presidente Lula, em sua indispensável tarefa de reconstrução do país.
Brasília, 18 de janeiro de 2024
Tadeu Alencar
Procurador da Fazenda Nacional
Secretário Nacional de Segurança Pública