Segue até o dia 16 de dezembro, as competições dos Jogos Escolares Municipal 2023 da Vitória de Santo Antão. O evento, que inclui escolas públicas e particulares, teve início na manhã desta segunda (27), no ginásio do Colégio 03 de Agosto, na área urbana do município. A abertura contou com desfile dos pavilhões que participarão dos jogos, apresentação da banda marcial da instituição de ensino anfitriã da abertura e pronunciamento das autoridades.
Carmelo Souza, secretário de Educação e coordenador geral do evento, reiterou o objetivo do ciclo esportivo. “Os jogos marcam o início de uma emocionante jornada esportiva para os jovens atletas, proporcionando uma experiência única de espírito competitivo. Este evento é anual e não apenas destaca o talento atlético dos participantes, mas promove valores essenciais como trabalho em equipe, respeito e fair play”, salientou.
São 27 escolas participantes e entre as modalidades estão: vôlei de quadra; vôlei de praia; judô; tênis de mesa; xadrez; queimado e futsal, num universo que abrange mais de 300 participantes. “Quando nós éramos jovens, participamos diversas vezes de jogos assim como esse. O importante é resgatar o espírito competitivo e a tradição das competições. O esporte é fundamental para o desenvolvimento não somente físico, mas da mente e do social das pessoas”, disse o vice-prefeito, Edmo Neves.
Além da presença massiva dos alunos e familiares, a abertura dos jogos municipais contou com a participação do prefeito Paulo Roberto, secretários da gestão, representantes do legislativo e da sociedade local. Estiveram compondo a mesa, os vereadores Jota Domingos e Edmilson Zacarias (Novo da Banca); os secretários Everaldo Arruda e Alex Vasconcelos, de Esportes e Saúde, respectivamente; Lucas Viegas, vice presidente da Agência de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Felipe Moura, subprocurador; e Fernando Nogueira, presidente do Vera Cruz Futebol Clube.
“Isso aqui é uma tradição que nunca poderia ter deixado de ser seguida em nossa cidade. Os jogos escolares são a porta para uma realização bem maior na vida desses participantes, como ser um atleta profissional em qualquer categoria. Estamos muito felizes por dar essa oportunidade aos jovens das escolas locais, principalmente por saber que é um trabalho pensando nas próximas gerações. Vivam esse momento, aproveitem essa chance de mostrar o talento de vocês e façam o melhor”, finalizou Paulo Roberto, gestor municipal.