A Prefeitura de Petrolina zerou a fila de espera para exames laboratoriais no município, através de um grande mutirão que iniciou há um mês, em todas as Unidades Básicas de Saúde das áreas rural e urbana. Durante o período, foi realizada uma força-tarefa para atender todos os pacientes que estavam aguardando pelos procedimentos. A iniciativa foi lançada pelo prefeito Simão Durando (UB) que celebrou o resultado, nesta quarta (22).
Ao todo, foram realizados cerca de 200 mil exames de sangue, fezes e urina. A meta inicial era ofertar 140 mil exames. A ação beneficiou mais de 20 mil pessoas. A partir de agora, o serviço segue o fluxo normal com a oferta diária nas unidades de saúde. De acordo com o prefeito Simão Durando, a intensificação permitiu ao município dar celeridade aos exames, e, com isso, ter um diagnóstico em tempo hábil garantindo a prevenção de doenças e promoção à saúde do petrolinense.
“Muito feliz com o resultado desse trabalho que envolveu tantos profissionais de saúde. Tivemos todo o cuidado para que todos tivessem acesso, inclusive, com a coleta do material no próprio posto de saúde. Fiz questão de acompanhar de perto o serviço, ouvindo as necessidades do nosso povo. Para se ter uma ideia, de janeiro a setembro foram feitos cerca de 700 mil exames laboratoriais. A nossa gestão continua avançando e garantindo à população uma assistência e acesso a uma saúde pública de qualidade”, concluiu o gestor.