Coluna da quinta: avalanche de questionamentos e solidariedade

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
16 de novembro de 2023 às 07h00min
Foto: José Cruz

Aliados de Flávio Dino utilizaram as redes sociais, nesta quarta-feira (15), para prestar solidariedade ao ministro da Justiça e Segurança Pública, acusado pela de possuir ligações com facções criminosas, como o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital.

Escolhido pelo presidente Lula para a titularidade de uma das pastas mais importantes, Dino vem sendo bombardeado por opositores que tentam desconstruir sua imagem, desde os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro.

Cotado para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), a possível indicação do juiz foi perdendo força na medida que as polêmicas foram surgindo. Para completar, um pedido de impeachment ainda chegou a ser protocolado pelo deputado Kim Kataguiri (UB).

Senador licenciado, Flávio Dino tem feito um notável trabalho à frente do ministério, principalmente no que diz respeito ao combate do crime organizado, mas seus posicionamentos têm desagradado parte de adversários do governo. O ministro tem a confiança do chefe do Executivo, que deve bancar o desgaste enfrentado.

Notas

Visitando as bases – Senador da República até o início de 2027, Fernando Dueire (MDB) não tem resumido suas atividades parlamentares apenas a Brasília, onde passa a maior parte da semana. O emedebista aproveitou o feriado nesta quarta (15) e pegou a estrada rumo ao interior, onde dialogou com prefeitos, vereadores e lideranças sobre as demandas de cada município.

Majoritária – Por unanimidade, o Partido dos Trabalhadores em São Caetano definiu pela candidatura de João Leal a prefeito do município em 2024. Ele disputou o mesmo cargo em 2020 e recebeu apenas 557 votos. Além da federação que conta com o PT, PV e PCdoB, Leal trabalha para contar no seu palanque com outros partidos de representatividade no Congresso.

Versão – Sobre a nota publicada na coluna de ontem (15), citando uma indisposição na Câmara de Toritama, o secretário de Governo Sérgio Colin falou que em nenhum momento houve discussão da parte dele com a vereadora Carol Gonçalves (MDB). Serginho ainda acusou a parlamentar de ter votado contra o orçamento de 2024, algo pouco comum no Poder Legislativo dos municípios.

Curtas

Encrencado – O ministério Silvio Almeida também vem sendo cobrado. A “dama do tráfico”, além de ter visitado o Ministério da Justiça, teve diárias e passagens bancadas pelo Ministério dos Direitos Humanos.

Sorteado – O ex-presidente Jair Bolsonaro ganhou prêmio da Mega-Sena em um bolão do Partido Liberal. O grupo de apostadores recebeu cerca de R$ 6 mil e utilizou o valor para fazer novas apostas.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO