Coluna do sábado: questão de sobrevivência 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
4 de novembro de 2023 às 08h00min
Foto: Geraldo Magela

Em 2018, o PDT conseguiu eleger 28 deputados, mas devido algumas circunstâncias, chegou para a disputa no ano passado com 19 e, atualmente, possui uma bancada federal com apenas 17 parlamentares. Muito aquém para um partido que tem como farol os princípios de Leonel Brizola como referência. 

Era previsível que o imbróglio envolvendo os irmãos Ferreira Gomes no Ceará causasse um desgaste na legenda a nível nacional, tendo em vista que naquele estado o partido elegeu, em 2022, cinco federais, se tornando o principal reduto pedetista. Visando uma debandada, a sigla passou a mirar no crescimento em outras localidades.

Aprovada pelo Congresso Nacional em 2017, a cláusula de barreira tem assombrado o cacique do PDT, Carlos Lupi, que se movimenta nos bastidores para que o partido não se torne nanico e corra o risco de ficar sem o horário eleitoral gratuito e recursos do fundo partidário. 

Pragmático, o ministro da Previdência Social tem a consciência de que em Pernambuco o partido encolheu de tamanho no último período, sob o comando de José e Wolney Queiroz. As disputas internas ainda causaram a saída de Túlio Gadêlha, que foi reeleito com quase o dobro da votação pela Rede Sustentabilidade. 

É legítimo que Wolney queira ser o porta-voz das costuras que envolvam Pernambuco. Afinal, trocar a posição de protagonista pela de coadjuvante não é algo fácil de ser digerido. Por fim, Lupi sabe que as chances do partido voltar a crescer no estado se aliando à governadora Raquel Lyra (PSDB) são maiores. É onde a sobrevivência pode falar mais alto.

Notas 

Definição – O secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, revelou, em entrevista à Rádio Cultura FM, que a BR-232 não será privatizada, como vinha sendo especulado recentemente. Segundo ele, essa foi uma decisão tomada pela governadora Raquel Lyra (PSDB). O titular da Semobi ainda informou que a requalificação da malha será realizada em duas etapas: Recife-Moreno e Moreno-São Caetano.

Habitação – Na última semana a governadora Raquel Lyra (PSDB), reuniu 52 movimentos sociais de Pernambuco para reafirmar o compromisso de reduzir o déficit habitacional do estado. Em dez meses, a atual gestão já transformou em realidade o sonho da casa própria de 736 famílias pernambucanas. Também já foram entregues mais de 3.800 escrituras a famílias que viviam sem o título de propriedade.

Montagem – Com a ascensão do deputado Silvio Costa Filho ao Ministério de Portos e Aeroportos, o superintendente adjunto da Codevasf, Samuel Andrade, tem atuado para que o Republicanos saia ainda maior das urnas em 2024. O resultado nos últimos anos já foi surpreendente, mas o dirigente partidário não quer parar por aí. O pleito municipal será uma prévia de 2026, quando a legenda almeja voos mais altos.

Curtas

Minirreforma – Existe uma previsão para que a governadora Raquel Lyra (PSDB), promova uma pequena reforma administrativa ainda este mês. A expectativa é que a classe política seja contemplada.

Legislativo – O presidente do PT Caruaru, Leonardo Bulhões, deve ser candidato a vereador em 2024. O partido que já teve representação na Câmara Municipal, atualmente está sem cadeira.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO