Como desdobramento das conversas entre o ministro Carlos Lupi e a governadora Raquel Lyra (PSDB), o ex-deputado e pré-candidato a prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), reuniu aliados no seu escritório político para ouvir a opinião de cada um deles sobre uma eventual união com a então tucana. E não faltaram manifestações a favor e contrárias.
O que o Blog Cenário apurou, recentemente, é que, num primeiro momento, além de abrir espaço para o PDT com uma secretaria, Raquel também poderia repor os demais espaços pedidos por Zé e Wolney na máquina estadual. Caso esse cenário seja de fato concretizado, mexeria bastante na conjuntura política, porque também refletiria diretamente em 2024 e em 2026, com um apoio para que Wolney possa voltar ao Congresso Nacional.
Apesar de os Queiroz e os Lyra terem se tornado praticamente inimigos políticos depois da eleição de 2016, uma união pragmática entre os dois grupos pode, sim, voltar a acontecer. Questionado sobre o assunto, Zé Queiroz desconversou.
Além dos encontros que a governadora teve com Carlos Lupi, nos meses anteriores, ela voltou a se reunir, mais uma vez, nesta semana, com o cacique pedetista, para novas costuras. Desta vez, em um hotel onde ela estava hospedada em Brasília e não no Ministério da Previdência, como aconteceu nas outras ocasiões.
Durante um evento da Defensoria Pública, que aconteceu hoje (28), em Caruaru, o blog perguntou a Raquel Lyra sobre essas reuniões. Ela não negou as tratativas, mas também escondeu o jogo, alegando que quem pode falar sobre o PDT é o presidente do partido.
“Nós temos dialogado com todos os partidos políticos. É natural da democracia, para fortalecer um projeto, que não é um projeto pessoal, é um projeto para Pernambuco”, iniciou a governadora. “Quem pode falar sobre o partido é o próprio presidente. Eu faço o meu papel de manter o diálogo permanente e aberto, para que a gente possa construir cada vez mais forte um Pernambuco e uma aliança de pessoas que estão comprometidas em fazer a vida do nosso povo mudar para o melhor”, completou.