A Defensoria Pública de Pernambuco inaugura, nesta sexta-feira (27), mais uma Sala Rosa com objetivo de prestar apoio e assistência às mulheres em situação de violência doméstica. O espaço disponibilizará um atendimento jurídico humanizado e especializado. A inauguração acontecerá, às 11h, no Núcleo da Defensoria Pública em Caruaru, localizado na Rua Doutor Pedro Jordão, 688, bairro Maurício de Nassau.
Já no sábado (28), das 08h às 12h, a Defensoria realiza com os demais parceiros, uma grande ação de cidadania para os moradores de Caruaru. A iniciativa acontecerá na Escola de Referencia em Ensino Médio Vicente Monteiro, localizada na Rua Doutor Júlio de Melo, Centro – Caruaru (PE).
Durante o evento, a população vai contar com serviços de atendimento jurídico, proposituras de ações judiciais na área de família, tais como, divórcio, alimentos, guarda, e regulamentação de visita; encaminhamentos para 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, assim como encaminhamento para o procedimento de habilitação gratuita de casamento.
Por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), será possível tirar a 1ª e 2ª via de carteira de identidade. O Detran também estará presente oferecendo serviços gratuitos como Emissão de CRLV; renovação e 2ª via da CNH; captura de Imagem; emissão de taxas, multas e agendamento de serviços.
Os moradores também vão contar com o serviço da Compesa que vai disponibilizar atualização cadastral, solicitação de tarifa social, negociação de débitos e impressão de 2° via; os serviços da Neoenergia, vai oferecer serviços comerciais e trocas de lâmpadas antigas (incandescentes e fluorescentes compactas) por lâmpadas de led de forma gratuitas; além do Procon com orientação para os consumidores e os fornecedores.
As secretarias municipais da mulher e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos ofertaram os seguintes serviços: orientação social e jurídica; equipe especializada no atendimento de mulheres em situação de violência; atualização e inclusão no Cadastro Único/Bolsa Família; atendimento Técnico Social; emissão da Carteira do Idoso; orientação sobre Leva para pessoas com deficiência; orientação para tarifa social da Celpe e da Compesa; emissão do ID Jovem (para jovens de 18 a 29 anos); divulgação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); e divulgação do Programa Criança Feliz.
A ARPERN/PE e ANOREG/PE junto com os cartórios locais vão oferecer orientações e emissão gratuita de certidão de nascimento, casamento e óbito.
Também será possível realizar exames clínicos das mamas, aferição de glicemia, orientações sobre o câncer de mama, orientações sobre Câncer no colo do útero, exame de DNA (agendamento no núcleo), além de aferição arterial e de glicemia.