Vem repercutindo de maneira equivocada a possibilidade de o Governo do Estado aproveitar o evento com o ministro Flavio Dino, nesta quarta-feira (11), para lançar o programa Juntos pela Segurança. Mas, de acordo com o que o Blog Cenário apurou, não vai acontecer. Para externar um alinhamento com o governo Lula, a governadora Raquel Lyra (PSDB) optou por aguardar o lançamento do Plano Nacional de Segurança Pública, que será unido às estratégias que devem ser adotadas pela Secretaria de Defesa Social para a realidade de Pernambuco.
No último dia 29 de setembro, durante um evento no Palácio do Campo das Princesas, a governadora afirmou que a SDS precisaria de mais um mês, pelo menos, para compilar os dados das oficinas do Juntos pela Segurança com as sugestões do Ouvir para Mudar, e chegar a um plano que atenda às necessidades de cada uma das regiões.
É fato que um plano de segurança nunca foi tão urgente em Pernambuco, mas ainda está dentro do novo prazo dado por Raquel. O Juntos pela Segurança deve sair em alguns dias, num ato organizado pelo próprio Governo do Estado, já que o evento de amanhã é do Governo Federal.
Entregas
Com a presença de diversos políticos, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino, vai entregar equipamentos e anunciar importantes investimentos para o estado. O evento vai acontecer às 10h, na Arena Pernambuco.
Serão implantados o Plano de Ação na Segurança (PAS) e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci). A agenda inclui a entrega simbólica de 22 viaturas, para reforço da Patrulha Maria da Penha e policiamento ostensivo, entrega de equipamentos e veículos para o sistema penitenciário, autorização para a construção de uma Casa da Mulher Brasileira no valor de R$ 16 milhões, e a formalização do repasse dos valores do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e da Operação Escola Segura, que juntos, somam R$ 41 milhões.