Numa ação pioneira, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) marcou o Dia Internacional do Animais, comemorado hoje (4), com uma atividade exclusiva para a segurança dos bichos de estimação, quando transportados em veículos.
No Parcão, localizado ao lado do Parque da Jaqueira, agentes da fiscalização do órgão orientaram os tutores a conduzir corretamente seus animais. Por ser também a data dedicada a São Francisco de Assis, foi ministrada pelo monsenhor Luciano Brito a benção dos animais.
O diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, salienta que a iniciativa tem a finalidade de oferecer informações sobre os procedimentos corretos, “para evitar riscos ao animal, mas também impedir tirar a concentração do motorista”.
A legislação de trânsito, inclusive, aborda o assunto e prevê penalidades. O artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por exemplo, determina que dirigir com animal no colo ou à esquerda, junto à janela, é infração média, sujeita a multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Na ação, transeuntes e motoristas acompanhados por seus animais aprenderam como fixar de forma correta a presilha de segurança no banco do veículo, quais os tipos de equipamentos adequados para o transporte com segurança, e foram alertados sobre as formas inadequadas de levar os animais, como deixar ele solto na mala do veículo.
Também houve distribuição de amostras de ração e vermífugos, realizadas por empresas que apoiaram a operação. À noite, atividade semelhante acontecerá às 19h, em frente a Igreja de Casa Forte, onde ocorrerá outra benção de pets, desta vez com padre Fábio.