Chapa no forno

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
23 de setembro de 2023 às 00h00min
Foto: Hélia Scheppa

Coluna do sábado

Embora o prefeito João Campos (PSB) ainda não tenha definido quem estará ao seu lado na chapa para 2024, a de 2026 já vem sendo encaminhada. Ficou evidente, ontem (22), que o socialista vai trabalhar para ser o nome da Frente Popular na disputa pelo comando do Palácio do Campo das Princesas, tendo como companheiros de chapa para o Senado Miguel Coelho (UB) e Silvio Costa Filho (Republicanos).

Fora desse contexto que vem sendo desenhado, existe o Partido dos Trabalhadores, que não abre mão de ter a vice de João Campos no próximo ano. Essa foi a mensagem deixada pela presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffman, durante encontro com seus correligionários na capital pernambucana. Pretendentes para o espaço não faltam.

Apesar de o ministro de Portos e Aeroportos garantir que Lula estará no palanque de João pedindo voto, a equação para os pleitos que se avizinham precisam ser bem fechada, já que o PT não abre mão de ser protagonista no estado. O socialista vai precisar fazer algumas concessões e ter bastante jogo de cintura para não dispersar nenhum aliado que reconhece a força que ele tem e, principalmente, não rachar sua base e alimentar o “fogo amigo”.

Notas

Reverências – O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, foi bastante citado em diversos momentos da posse de Antonio Coelho, ontem (22), no Recife. Sua capacidade de diálogo foi destacada durante os discursos. Em alguns momentos ele chegou a ser apontado como um dos atores na articulação para que o grupo político liderado por Miguel Coelho (UB) retomasse a aliança com o prefeito João Campos (PSB).

Nada muda – Em conversa com a coluna, o futuro deputado Edson Vieira (UB) garantiu que a formatação da aliança entre João Campos (PSB) e a família Coelho não muda em nada o cenário eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe para 2024. O ex-prefeito garantiu que segue na oposição a Fábio Aragão (PP) e que vai trabalhar para fortalecer o grupo. Sua esposa, a ex-deputada Alessandra Vieira (UB), é cotada como pré-candidata a prefeita do município.

Balão de ensaio – O lançamento do nome do senador Humberto Costa (PT) para o Governo do Estado em 2026, pouco tempo antes da posse de Antonio Coelho (UB) na Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, foi motivo de piada entre um cacique da própria legenda petista. Em reserva, o integrante da sigla na capital pernambucana classificou o movimento como “chantagem” e garantiu que o objetivo é conquistar a vice de João Campos (PSB), apontando Mozart Sales como nome.

Curtas

Ponderou A aliança dos Coelho com João Campos gerou dúvidas sobre a relação com o deputado federal Mendonça Filho (UB), que está num campo oposto no Recife. “Respeito a posição dele”, disse Miguel, afirmando que ‘informou’, antecipadamente, aos atores políticos do partido.

Tendência Apesar das investidas de Erick Lessa (PP) e Rodrigo Pinheiro (PSDB), uma fonte ligada ao Republicanos revelou à coluna que o partido deve mesmo caminhar com José Queiroz (PDT). Nos próximos dias, Douglas Cintra pode ser oficializado.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO