Neste fim de semana, a 17ª Primavera dos Museus irá florir a programação dos espaços museais mantidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Conversas, oficinas, sarau poético e até apresentações musicais: não vai faltar nada na programação preparada para promover o encontro entre o Recife e seus espaços de preservação e celebração de memórias e tradições.
De hoje (21) até sábado (23), três museus se revezarão na oferta de programações e atividades: o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), o Museu da Cidade e o Paço do Frevo.
Provocada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 17ª Primavera dos Museus mobiliza centenas de espaços culturais, ao redor do tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, quilombolas e indígenas”. A proposta é destacar o papel dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade.
Confira as atividades:
MAMAM
Com programação diversificada, o MAMAM inaugurou até exposição para celebrar esta Primavera. “Memórias Dissidentes”, em cartaz no Aquário Oiticica, foi elaborada pela equipe de estagiários da instituição com obras do Acervo do museu.
Mas nem toda a programação ficará pendurada nas paredes. Tomará conta também de todos os espaços do MAMAM, com atividades gratuitas e abertas para todos os públicos.
O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista. Visitação de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Acesso gratuito.
Programação:
21/09 (quinta)
Abertura da exposição “Memórias Dissidentes”, no Aquário Oiticica, elaborada pela equipe de estagiários da instituição com obras do Acervo do MAMAM. A mostra fica em cartaz até janeiro.
22/09 (sexta)
14h às 19h – Feirinha
14h às 16h – Roda de conversa “Corpo, voz e ritmo como meios de criação”, com Priscila Ferraz e Edson Vogue.
Mediação: Geni Araújo, Amanda Souza e Ávila.
14h às 16h – Oficina Mosaicos para crianças, com Larissa Silva e Raisa Veríssimo
16h30 às 18h – Sarau das Lobas, com abertura de Taina Werneck e depois microfone aberto
23/09 (sábado)
14h às 19h – Antena Paraurora
14h às 16h – Roda de conversa “Cosmologia, educação e política na perspectiva dos povos quilombolas como meio de preservação de suas memórias”, com Moábia Anjos e Deybson de Oxalá (Quilombo do Catucá)
Mediação: Raisa Veríssimo, Glória Paz e Amanda Souza
14h às 16h – Oficina de Isogravura para crianças, com Larissa Silva
16h às 16h40 – Pocket show de Evelli Eller
17h às 18h – Coco de Catucá
18h às 19h – Atração surpresa
MUSEU DA CIDADE
O Museu da Cidade do Recife participa da 17ª Primavera dos Museus com a oficina gratuita “Pinta-planta: a Orelha de Elefante”. A atividade gratuita voltada para toda a família acontece no próximo sábado (23), das 14h às 16h.
Durante a oficina, as crianças irão conhecer um pouco sobre a espécie ‘colocasia gigantea’, também conhecida como orelha de elefante. A planta era uma das preferidas do paisagista Burle Marx, escolhida muitas vezes por ele em seus projetos de urbanismo, incluindo as praças do Recife.
Para participar, não precisa inscrição prévia, basta comparecer no horário da atividade, que tem previsão de duração de 60 minutos.
O Museu da Cidade fica no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José. Visitação de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Acesso gratuito.
Programação:
23/09 (sábado)
14h às 16h – Oficina “Pinta-planta: a Orelha de Elefante”
PAÇO DO FREVO
A Hora do Frevo deste mês de setembro recebe, nesta sexta-feira (22), a flautista Ingrid Guerra. O almoço musical do Paço do Frevo começa ao meio-dia, no térreo do museu, e oferece acesso gratuito. Flautista convidada da Orquestra Sinfônica do Recife e integrante do grupo SaGRAMA, Ingrid, 28 anos, traz para o palco instrumental do museu um repertório baseado no universo do Frevo e de gêneros populares.
Em formato de trio, o show contará com Ingrid na flauta e flautim acompanhada de Lígia Fernandes na guitarra e Diôgo do Monte na percussão. Juntos, passearão por frevos que incluem novas produções pernambucanas, com trabalhos de Lígia e Laís Assis, e também gêneros populares interessantes para a flauta brasileira, com destaque para obras de Sivuca e Moacir Santos. Esse será o segundo show que leva o nome dela.
O Paço fica na Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife. Funciona das 10 às 17h, de terça a sexta, e das 11h às 18h, aos sábados e domingos. Os ingressos custam R$ 10 (R$ 5, meia). Entrada gratuita às terças.
Programação:
Dia 22/09 (sexta)
Hora do Frevo, com a flautista Ingrid Guerra – Ao meio dia, no térreo do museu, com acesso gratuito.