Ficou no prejuízo

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
21 de setembro de 2023 às 00h00min

Foto: Chico Ferreira

Coluna da quinta

Com a oficialização da aliança entre a família Coelho e o prefeito João Campos (PSB) quem sai no prejuízo é o deputado federal Lucas Ramos (PSB), que tem como objetivo comandar a 3ª cidade mais importante de Pernambuco.

A união firmada entre as duas forças políticas tem como finalidade o pleito de 2026, mas irá repercutir já no próximo ano, tendo em vista que o PSB deve se incorporar ao projeto de reeleição do prefeito Simão Durando (UB).

Petrolina é o maior reduto eleitoral dos Coelho e Lucas vinha trabalhando para ser o principal antagonista de Simão. O parlamentar já declarou que não dá para caminhar ao lado do grupo liderado por Miguel Coelho (UB), restando como alternativa, recuar do plano de uma candidatura majoritária.

Notas

Presente – Como parte da programação do aniversário de 128 anos de Petrolina, o prefeito Simão Durando (UB) confirmou a construção de um parque público que contará com quadras poliesportivas, que terá marcação especial para esportes paralímpicos, pista de atletismo, aparelhos de ginástica, quadras e campos de futebol, pistas de bicicleta e de skate; quadras para esportes de areia, como beach tennis; entre outros equipamentos.

Inspiração – Durante filiação do ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, ao PT, a presidente da legenda no município, Maria Auxiliadora, afirmou que de agora em diante é “sebo nas canelas”. A expressão era bastante usada pela senadora Teresa Leitão (PT) na campanha eleitoral de 2022 e acabou se tornando uma marca registrada da petista, sendo reproduzida em tom de descontração.

Redução – De acordo com a presidente da Fundarpe, Renata Borba, a redução da verba prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) deixada pelo governo Paulo Câmara prejudicou a organização do Festival de Inverno de Garanhuns este ano. Segundo a gestora, ano passado foram investidos R$ 21 milhões, contra R$ 6 milhões previstos para este ano.

Curtas

Ausência – Um dos maiores interessados no debate sobre o Festival de Inverno de Garanhuns, o deputado Izaías Regis (PSDB) não foi à audiência pública que debateu o tema na Alepe. O parlamentar, entretanto, estava na Casa acompanhando um outro evento que acontecia no Auditório Sérgio Guerra.

Manutenção – O ministro de Portas e Aeroportos, Silva Costa Filho, comunicou a permanência de Juliano Noman na Secretaria Nacional de Aviação Civil. A intenção é que ele possa dar continuidade ao trabalho que vem realizando na pasta desde abril.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO