Por iniciativa do deputado Antônio Moraes (PP), a Assembleia Legislativa realizou, na noite da segunda-feira (18), sessão solene em homenagem ao Dia Estadual do Policial Penal, transcorrido no dia 3 de setembro. A Polícia Penal foi criada no Brasil em 2019, por meio da emenda constitucional 104/2016, que equiparou o antigo cargo de agente penitenciário às demais polícias já existentes.
Em Pernambuco, a corporação foi referendada pela emenda constitucional 53/2020, aprovada em 3 de setembro de 2020, que a reconheceu como força policial do Estado, responsável pela segurança dos estabelecimentos penais. Já o Dia Estadual do Policial Penal foi criado a partir de projeto de lei apresentado por Antônio Moraes, em janeiro de 2021.
“Embora o trabalho na carceragem seja uma das atividades mais antigas do mundo, a Polícia Penal é uma categoria recente, ainda pouco reconhecida pela nossa sociedade, mas de extrema importância na garantia da segurança e da tranquilildade do cidadão. É um trabalho desgastante, que exige muita dedicação e habilidade de negociação para a resolução rápida de conflitos do cotidiano dos presos. Por isso merece todo o nosso respeito e admiração”, explicou Antônio Moraes, acrescentando que apesar dos grandes avanços conquistados pela categoria, ainda é necessário promover muitas melhorias nas condições salariais e de trabalho dos policiais.
A presidente do Sindicato dos Policiais Penais de Pernambuco, inspetora especial Márcia Silva, agradeceu a homenagem e relembrou os quase 16 anos de luta pela criação da Polícia Penal no Brasil, ressaltando o papel importante da instituição. “Costumo dizer que somos os heróis invisíveis da sociedade, que por muitos anos foram ignorados. Mas sempre fomos fundamentais na proteção da população”, afirmou, agradecendo à Assembleia Legislativa por ter sido sempre sensível a todos os pleitos da categoria.
A sessão foi presidida pelo deputado Joel da Harpa (PL), e além de Márcia Silva, integraram a mesa o diretor da Federação Nacional dos Policiais Penais, João Carvalho Filho, e o superintendente de educação da Secretaria Executiva de Ressocialização do Estado, João Henrique. Durante a sessão foram entregues à categoria um diploma e uma placa comemorativos da data, seguida da apresentação do coral Vozes de Pernambuco, formado por funcionários da própria Assembleia Legislativa.