Pernambuco é um dos 12 estados da federação que integram a Operação Paz, iniciativa de âmbito nacional de combate à criminalidade, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Nesta quinta-feira (14), as forças de segurança pública do Estado estiveram reunidas no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), sob coordenação do novo secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, com intuito de articular e planejar ações que garantam a eficiência da operação em todo o território pernambucano, contando também com a parceria do Poder Judiciário.
A SDS e as operativas (Polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros) estão concentrando esforços em ações coordenadas de inteligência, investigação, cumprimentos de mandados de prisão, repressão e prevenção à criminalidade, com foco na redução dos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), bem como no combate ao tráfico de armas e de entorpecentes.
“Tenho certeza que a Operação Paz, sob a coordenação do Ministério da Justiça, trará efetividade no combate à criminalidade porque reforça a integração das forças de segurança com outros atores do processo como Tribunais de Justiça e Ministérios Públicos”, comentou o secretário da SDS, Alessandro Carvalho.
O diretor de Operações Integradas de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Romano Costa, avaliou o encontro como positivo e bastante produtivo. “Nossa expectativa é a melhor possível, haja vista o excelente planejamento desenvolvido aqui em Pernambuco para a operação”, afirmou.
Também estiveram presentes na reunião o secretário executivo de Defesa Social, Alexandre Alves; a delegada federal, Dominique Oliveira, anunciada como secretária executiva da SDS pela governadora Raquel Lyra; o coordenador criminal do TJPE, desembargador Mauro Alencar; a representante da Senasp, Michelli Fernandes do Vale Correia, o comandante da PM, Coronel Tibério César; o comandante do Corpo de Bombeiros, Luciano Fonsêca; a chefe da PC, Simone Aguiar; o gerente geral de Polícia Científica, Fernando Benevides, entre outros participantes.