Um dos exemplos notáveis de política pública direcionada à segurança e aliada ao desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda é o caso de Medellín, na Colômbia. Para observar os métodos que levaram a cidade a este patamar, uma comissão de deputados da Alepe está no país desde a última sexta-feira (8).
Durante os anos 1990, a cidade de Medellín era conhecida como uma das mais violentas do mundo, tendo sido considerada a capital mundial do narcotráfico. No entanto, a cidade passou por uma transformação significativa nas últimas décadas, com a redução da violência e a promoção do desenvolvimento econômico e social.
Para conhecer um pouco dessa história e trazer para Pernambuco ideias que possam ser implementadas após adequação à realidade local, cinco deputados estaduais pernambucanos chegaram nesta última sexta ao país caribenho. Com visita programada à capital Bogotá e principalmente à Medellín, o grupo foca em conhecer os planos de segurança, convivência e transformação urbana desta última e emblemática cidade, que é capital do departamento de Antioquia.
A delegação é formada pela deputada Débora Almeida (PSDB) além de outros quatro parlamentares da Alepe. Em Bogotá, capital do país, os deputados pernambucanos visitaram, neste domingo (10), o ‘Centro da Felicidade’ (equivalente ao Compaz do Recife) e o serviço público de transporte Transmilênio/BRT.
Na Colômbia, o Secretário de Segurança Cidadã da cidade do Recife, Murilo Cavalcante, vem acompanhando os parlamentares nas agendas. Cavalcante é responsável pela concepção e modelo de gestão da Rede dos Centros Comunitários da Paz (Compaz) Recife.
“Essa missão oficial vem sendo uma experiência importante para cada um de nós, parlamentares pernambucanos. Estamos investindo nosso final de semana para nos aprofundar no conhecimento de novas maneiras de melhorar a vida da população, com experiências testadas e aprovadas por países vizinhos, alguns, como é o caso aqui da Colômbia, que tem muitas similaridades com nossa realidade no Brasil e que portanto poderão ser implementadas no nosso estado”, disse Débora.
Na cidade de Medellín, a cerca de 413 quilômetros de Bogotá e objetivo principal da missão, os deputados visitarão desta terça-feira (12) até a quinta (14) pontos como a Comuna 13 – Casa da Justiça, UVA e Escadas elétricas; o Centro de operações e Videomonitoramento; conhecerão os CAI’s – Centro de Atendimentos Imediatos da Polícia de Medellín e se reunirão com o secretário de Segurança Cidadã de Medellín e possivelmente com.