Enxugando a máquina

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
8 de setembro de 2023 às 00h00min
Foto: Jorge Farias

Coluna da sexta

Alegando queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) resolveu adotar um plano de equilíbrio financeiro, decretando o contigenciamento de despesas na máquina pública até o fechamento do exercício deste ano.

A medida, por exemplo, suspende homenagens, solenidades e inaugurações que demandem a contratação de estrutura ou alimentação para sua efetivação, incluindo serviços como coffee-break, além da suspensão de novas concessões de licença prêmio por assiduidade, caso haja necessidade de substituição de servidor.

Um outro ponto que chama atenção no documento é a não autorização de diárias, o que deve mudar a dinâmica dos secretários que acompanham frequentemente o gestor em agendas dentro e fora do estado. Em junho, uma comitiva visitou o São João de Campina Grande, com valores de até R$ 900 por pessoa.

Rodrigo já vinha fazendo movimentações em relação ao enxugamento da máquina, quando em outro decreto publicado recentemente, proibiu a compra de produtos classificados como bens de luxo. As ações do prefeito nesse momento de incertezas são assertivas, considerando que esse é o período de fazer mais com menos.

Notas

Sintonizados – Durante seu pronunciamento na véspera do feriado de 7 de setembro, o presidente Lula afirmou que “a independência do Brasil ainda não está terminada”. Já a governadora Raquel Lyra (PSDB) durante o desfile cívico-militar, no Recife, destacou que “a independência do Brasil ainda está pela metade”. A semelhança nos discursos revelam o alinhamento dos gestores sobre temas que afligem o país.

Falta – Chamou atenção a ausência do prefeito João Campos (PSB) no desfile cívico-militar, ontem (7), no Recife. Tanto o socialista, quanto seus principais secretários e assessores não foram à celebração que é de responsabilidade da PCR. Já no início da noite, o gestor publicou uma foto ao lado do presidente Lula, numa parada técnica que o petista fez na capital pernambucana, antes de seguir para a Índia.

Visibilidade nacional – Presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara Federal, o deputado Fernando Rodolfo (PL) conduziu, na última terça (5), uma tumultuada sessão para analisar o projeto que visa proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo no Brasil. Naturalmente, os holofotes sempre são voltados aos relatores das matérias, mas os embates entre o conservador e parlamentares de esquerda foram um capítulo à parte.

Curtas

Contato – Um dia depois de ser oficializado como ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho telefonou para a governadora Raquel Lyra (PSDB) colocando a pasta à disposição de Pernambuco. À coluna, Silvio confidenciou, recentemente, o seu desejo em contribuir com o Estado.

Mão na massa – O deputado William Brigido (Republicanos) trocou o feriado pelo trabalho e pegou a estrada para fazer a entrega de uma máquina agrícola na cidade de João Alfredo, Agreste pernambucano. O parlamentar tem feito várias ações voltadas aos agricultores do estado.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO