Correndo por fora

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
6 de setembro de 2023 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da quarta

Buscando quebrar a polarização formada entre os nomes que representam dois dos principias grupos evangélicos na cidade, o ex-prefeito Elias Gomes vem se projetando para tentar conquistar pela terceira vez o comando da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.

Em sua nova versão, Elias caminha a passos largos para, além de ser o candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores, representar uma grande frente de esquerda no município. A costura vem sendo feita pelo senador Humberto Costa, principal fiador da sua entrada na legenda.

Segunda cidade mais populosa do estado, Jaboatão conta com um forte eleitorado conservador, entretanto, consagrou Lula vitorioso nas urnas em 2022, servindo de inspiração para Elias. Um ato de filiação com a presença de caciques petistas está sendo articulado para acontecer ainda este mês e será o pontapé da sua pré-candidatura.

Homenagem
Antes de encerrar a reunião ordinária na Assembleia Legislativa, ontem (5), o deputado Joaquim Lira (PV) sugeriu que a Casa realizasse uma sessão solene em homenagem aos mais de 50 anos de vida pública de Jarbas Vasconcelos (MDB). De imediato, o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), acatou a ideia do colega parlamentar.

Efetivado
Exercendo a função de senador desde dezembro do ano passado, quando Jarbas Vasconcelos (MDB) precisou se licenciar para cuidar da saúde, Fernando Dueire (MDB) assume de vez a cadeira na Casa Alta, após a aposentadoria parlamentar do político que mais venceu eleições majoritárias em Pernambuco . Sem dúvidas, o mandato seguirá em boas mãos.

Vistas
A sessão da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara Federal foi suspensa, nesta terça (5), após um pedido coletivo de vistas. O debate sobre a proibição do casamento homoafetivo será retomado na próxima quarta (13). A discussão foi bastante acalorada entre parlamentares de direita e esquerda.

Reforma ministerial
O presidente Lula deu início, nesta terça (5), à minirreforma ministerial. Após cerca de uma hora de conversa com Ana Moser, o petista exonerou a atleta da titularidade da pasta para entregar o comando ao PP, que já indicou o deputado André Fufuca. A expectativa é de que Silvio Costa Filho (Republicanos) também tenha o seu nome oficializado hoje (6).

Suspense
Sem revelar o que vem por aí, a primeira-dama, Janja Silva, gravou um vídeo ao lado do prefeito João Campos (PSB), afirmando que “tem coisa boa” para o Recife, em dezembro. O material publicado serviu também para mostrar a sintonia e o bom trânsito que o socialista possui além dos ministérios do governo Lula.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO