Projeto polêmico 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
5 de setembro de 2023 às 00h00min
Foto: Zeca Ribeiro

Coluna da terça

A terça-feira (5) promete ser de debates quentes na Câmara Federal. É que o projeto do ex-deputado federal Clodovil Hernandes, que previa a liberação do casamento entre pessoas do mesmo sexo será votado na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, que tem Fernando Rodolfo (PL) como presidente.

Outros oito textos foram anexados ao projeto original de Clodovil, mas o que foi aprovado pelo deputado pernambucano, Pastor Eurico (PL), relator das matérias, foi a proposta n° 5.167/2009, que “estabelece que nenhuma relação entre pessoas do mesmo sexo pode equiparar-se ao casamento ou à entidade familiar”, proibindo o casamento homoafetivo no Brasil.

Pelo perfil conservador dos membros que integram a comissão, o parecer de Eurico deve ser aprovado. A proposta ainda precisará passar pela Comissão de Direitos Humanos, onde deve ser rejeitada, mas a palavra final para que a discussão siga ou não para votação no Plenário será da CCJ, que é composta, em sua maioria, por parlamentares da direita conservadora e do Centrão.

Entretanto, até que o Brasil possa avançar e tornar lei o casamento homoafetivo, ou recuar com a proibição dos casamentos civis, longos anos podem se passar. Enquanto isso, continua válido o entendimento do STF, que reconhece a união entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar.

Sem rumo
Depois de se lançar pré-candidato a vereador, mas de olho em uma das vices, Armandinho (SD) iniciou setembro como pré-candidato a prefeito de Caruaru. Sem grupo e aos poucos sendo engolido pela dinâmica da política, o artista parece mais uma biruta de vento, que não sabe para onde aponta.

Visibilidade
Caso o Solidariedade decida mesmo lançar Armandinho para prefeito em 2024, ele vai encontrar dificuldades para se manter em evidência, já que o seu partido conta com um modesto tempo de programa eleitoral. E isso só foi possível devido a uma incorporação ao PROS para alcançar a cláusula de barreira, correndo o risco, também, de ficar de fora dos debates.

Vigilante
O vereador Fagner Fernandes (PDT) solicitou, recentemente, à Mesa Diretora da Câmara, que um Pedido de Informação fosse encaminhado à Prefeitura de Caruaru para saber quanto foi recebido e gasto até o momento da emenda de R$ 15 milhões destinada pelo ex-deputado Wolney Queiroz (PDT) ao município. A ideia é saber como o valor vem sendo usado.

Aliada indireta
Embora atuem em campos políticos distintos, o prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros (PL), deve ter gostado das críticas disparadas pela vereadora do Recife, Liana Cirne (PT), à deputada Clarissa Tércio (PP), que é pré-candidata a prefeita e uma das principais adversárias do atual gestor. Um trabalho a menos para Mano.

Aliados
A deputada Débora Almeida (PSDB) celebrou o retorno de três dos nove vereadores à Câmara de Tacaimbó, no último domingo (3). Foram eles: Marquinho de Arlindo, Lia Braúna e Júnior de Josilda, todos do União Brasil. O trio apoiou a tucana na eleição para estadual em 2022.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO