Nome competitivo

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
2 de setembro de 2023 às 00h00min
Foto: Nando Chiappetta

Coluna do sábado

Exercendo o quarto mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Lula Cabral (SD) deve tentar conquistar mais um tetra: o de prefeito do Cabo de Santo Agostinho. Patinando na gestão, Keko do Armazém (PP) deve encontrar dificuldades para conquistar uma reeleição em 2024.

O sentimento do povo cabense é de mudança. As trapalhadas do atual gestor têm criado um clima de saudade das gestões de Lula na cidade. Ele, aos poucos, tem observado esse cenário e se movimentado visando o próximo pleito, dialogado com diversos setores da sociedade.

Keko tem o privilégio de contar com a parceria de dois atuantes deputados federais do seu partido, mas deve pesar na eleição do próximo ano a sua má gestão administração municipal. Experiente, Lula Cabral se apresenta como nome competitivo e vai aproveitar o vácuo político existente para voltar a ocupar a principal cadeira do Palácio Conde da Boa Vista.

Representação
Ausente do lançamento da biografia de Jarbas Vasconcelos (MDB), que foi candidato a senador na sua chapa em 2018, o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, foi representado no evento por André Campos, Dilson Peixoto e José Neto. O motivo da falta é justo, o ex-governador recebeu o presidente Lula, ontem (1º), em Fortaleza.

Gesto concreto
Na capital cearense, Lula anunciou a redução superior a 14% na taxa de juros das linhas de financiamento do Crediamigo, aumento da projeção das aplicações do Agroamigo e expansão da rede de atendimento dos dois programas de microcrédito. A agenda do chefe do Planalto ao lado de Paulo Câmara, que preside a instituição financeira, foi vista como um gesto ao aliado.

Visibilidade
Nos bastidores, a secretária de Políticas para Mulheres, Luana Marabuco, é enxergado como uma potencial vice do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) em 2024. A advogada tem acompanhado o tucano em diversas agendas que não têm relação com sua pasta. Ontem (1º), a gestora fez um discurso político no anúncio de investimentos para a cidade.

Empreendimento
Além das duas lojas já anunciadas, em Caruaru, ontem (1º), o Grupo Mateus já estuda mais duas outras unidades na Capital do Agreste. A estimativa é de que o grupo seja responsável por 700 empregos diretos dos mil que estão previstos para serem gerados na cidade nos próximos meses. O investimento inicial gira em torno de R$ 122 milhões.

Fim da greve
Em assembleia realizada na noite desta sexta (1º), os metroviários decidiram aceitar a proposta da CBTU que inclui um reajuste de 3,45% sobre salários e benefícios, abrangendo o AMO, além de um reajuste de 2,71% sobre os benefícios que estavam vedados pela LDO em 2022. A greve vinha prejudicando a população da RMR, que depende do modal para as atividades diárias.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO