A Câmara dos Deputados aprovou Moção de Repúdio contra as falas preconceituosas sobre o Nordeste, ditas pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). A iniciativa, de autoria do deputado federal Pedro Campos (PSB), foi aprovada no último dia 23 pelas Comissões de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e de Finanças e Tributação.
Em sua fala na CFT, o parlamentar teceu novas críticas ao governador mineiro. “É legítimo que os governadores de todos os estados se juntem para discutir pautas próprias, mas não podemos minimizar a gravidade de falas que enfraquecem a nossa unidade federativa”, afirmou.
O deputado, que ocupa a vice-presidência da Frente em Defesa do Nordeste, alertou que as falas do governador Zema foram feitas no contexto da discussão da reforma tributária e pouco contribuem para um debate republicano. “Dentro da discussão de reforma tributária, é preciso olhar para o desenvolvimento regional, sem que ocorra uma disputa nociva entre os estados, seja de qual região for”, concluiu.
O parlamentar voltou a defender a ampliação dos investimentos na região para que o Nordeste possa, além de remediar injustiças históricas, contribua com o crescimento do país. “Precisamos investir e impulsionar o desenvolvimento regional, dando luz a todo potencial econômico, energético, científico e cultural que a nossa região possui para contribuir com a nova fase de crescimento do Brasil, sob liderança do presidente Lula”, concluiu.