Nesta segunda-feira (21), a Câmara fez uma Sessão Solene em homenagem aos 20 anos do Ministério do Turismo, a pedido do líder do PSB na Câmara, Felipe Carreras. O parlamentar tem entre suas principais bandeiras a valorização do turismo brasileiro como vetor de desenvolvimento econômico e gerador de emprego e renda.
O ministério, criado no primeiro mandato do presidente Lula, em 2003, é o primeiro órgão a se dedicar exclusivamente à construção de políticas públicas para o setor. “Temos a oportunidade de refletir sobre os desafios enfrentados pelo turismo brasileiro e definir um caminho promissor para o futuro deste setor vital a nossa economia e cultura”, afirmou Carreras.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a importância do Pasta ao longo desses 20 anos na promoção de políticas públicas que desenvolveram o setor. “O turismo não depende apenas do serviço público, ele necessariamente precisa ser construído a várias mãos”, pontuou.
Sabino destacou, entre os principais desafios, aumentar o número de turistas estrangeiros, que hoje está em torno de 6 milhões, expandir a conectividade entre o Brasil e países da América do Sul, com voos mais frequentes e em mais estados, e o diálogo entre os setores públicos e privados em relação ao preço das passagens que hoje são consideradas muito caras.
Carreras afirmou que Sabino tem demonstrado vontade política e extrema competência para enfrentar os desafios da pasta. “Vamos conseguir colocar em prática o potencial turístico mundial que o Brasil tem e fazer com que o ministério cumpra com a sua função. Estamos falando da indústria que mais gera emprego e renda no país”, reforçou o parlamentar.
Durante a Sessão Solene, o líder do PSB fez um apelo para que entidades do setor façam pressão no Congresso para que o turismo seja totalmente incluído na Reforma Tributária, da mesma forma que fizeram na aprovação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).
“Assim como a derrubada dos vetos ao PERSE, uma das maiores conquistas da história do setor turístico, precisamos conquistar a valorização do turismo, com uma alíquota diferenciada na Reforma Tributária, como já acontece em outros países”, disse.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), enviou uma carta para ser lida durante a solenidade, onde destacou o grande potencial turístico do Brasil em contraponto aos ainda baixos números de turistas estrangeiros se comparados a outros países, até mesmo da América Latina.
“Temos potencial para crescer e contribuir com o desenvolvimento regional e social, conforme determina a nossa Constituição. O Ministério do Turismo tem sido parceiro fundamental na implementação de políticas para o desenvolvimento sustentável e o incentivo da cooperação entre setores públicos e privados com vistas ao crescimento do setor de forma integrada e responsável”, disse na mensagem.