Uma manhã dedicada aos cuidados para andar de bicicleta foi o que programou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) para este domingo (20), como registro pelo Dia do Ciclista, comemorado no sábado, 19 de agosto. A ação contou com orientações, dicas e recomendações para os ciclistas, junto com a descontração e irreverência da Turma do Fom-Fom, trupe de artistas que atuam na educação de trânsito. Com distribuição de material informativo, a ação aconteceu em dois pontos, das 9h ao meio-dia. No Recife, na Av. Rio Branco, em frente ao Marco Zero. Em Olinda, na Praça do Fortim, bairro do Carmo.
Nos dois locais, o trânsito foi disciplinado por agentes da Fiscalização de Trânsito, enquanto a iniciativa de aproximação com o público ficou à cargo dos técnicos da educação do Detran-PE junto com a Turma do Fom-Fom. Pedalar com cuidado foi o foco das orientações, destacando a necessidade de o ciclista portar equipamentos obrigatórios como, retrovisor esquerdo, campainha, dispositivo refletor, além de sinalização noturna lateral e nos pedais. De forma lúdica, a Turma do Fom-Fom reforçou o uso de capacete, óculos, viseiras, cotoveleiras e joelheiras.
Adepto do ciclismo há mais de 30 anos, Marcelo Moreira foi um dos abordados durante a ação no Recife Antigo. “Acho importante conscientizar ciclistas, e também motoristas, para que ocorra mais respeito na convivência no trânsito“, acredita. Para o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, “as iniciativas desenvolvidas ajudam a reforçar os cuidados e o uso de equipamentos, para que o lazer aconteça com tranquilidade e segurança“.
No Recife, além de marcar o Dia do Ciclista, a operação integrou as iniciativas educativas do Detran-PE que contribuem para um trânsito mais harmônico entre os diversos atores. O caminhão da Turma do Fom-Fom, estacionado no local, permitiu estruturar atividades lúdicas para divertir e instruir a criançada sobre as regras de trânsito. Entre as brincadeiras, joguinhos e adivinhações relativas a condutas nas vias e avenidas para conscientizar a garotada, que podem multiplicar as lições com os pais e familiares.
Já em Olinda, a ação do Detran-PE, que aconteceu em apoio a prefeitura da cidade, além de assinalar a data comemorativa, celebrou um ano de implantação da ciclovia no município. Entre as práticas de segurança, que também foram repassadas para os ciclistas, estavam situações que devem ser evitadas durante a pedalada. O ciclista não deve, por exemplo, pedalar em ruas movimentadas, pegar “carona” em ônibus ou caminhão, pedalar com fones de ouvido e ingerir bebida alcoólica, antes de pegar a bicicleta. Eles também receberam orientações para respeitar o pedestre, que sempre tem a preferência.
Notícias